TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A angiosperma

Resenha: A angiosperma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

A angiosperma conquistou o ambiente terrestre juntamente com a evolução dos vegetais elas apresentam grau de complexidade e maior diversidade de formas e grande distribuição geográfica. Os vegetais apresentam suas sementes protegidas dentro de frutos, que também funcionam como um mecanismo de dispersão para os vegetais. Angiospermas são vegetais cujos óvulos estão encerrados no interior do ovário e que, consequentemente tem suas sementes encerradas no interior do fruto (angios=vasos e esperma=semente). São plantas extremamente importantes, principais reprodutores terrestres, servindo para alimentação (cenoura, alface, mamão, feijão), aplicações industriais (jacarandá, algodão), ornamentação (orquídeas) e fabricação de produtos farmacêuticos (camomila) e se dividem em dois grupos: Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas - desse total, mais de 250 mil são angiospermas.

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

O fruto se dá a partir da planta adulta que representa a geração esporofítca. A flor contém pistilos e estames, que produzem os esporos masculinos e feminuinos. O esporo masculino é produzido na antera, que fica na extremidade superior do estame. Este esporo desenvolve-se formando o grão de Pólen. O pistilo compõem-se de três partes: o estigma (extremidade superior), estilo ou estilete e ovário. No interior do ovário localiza-se os óvulos que abrigam o esporo feminino. À medida que a flor se desenvolve, o esporo feminino se transforma em gametófito. , sendo uma das células a célula ovo (Oosfera). O Polén é levado pelo vento, inseto e outros veículos, até o stigma, onde fica retido por uma secreção. Começa a forma-se um tubo que penetra no estilo e se alonga até encontrar o ovário. Um núcleo do tubo abre caminho seguidos por dois núcleos genéticos ao atingir o óvulo, o conteúdo do tubo é decarregado. Um dos núcleos gaméticos une-se ao óvulo, produzindo o Zigoto, enquanto o outro se une aos dois núcleos polares, iniciando a formação do tecido chamado Endosperma. Após a fertilização, o Gametófito feminino contribui para formar semente. A parede do Ováro começa então a crescer, pois as células aumentam de número e vão ficando repletas de substância açucaradas. Juntas, a Semente e a parede madura do Ovário constituem o Fruto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com