TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia Externa Do Coraçao.. Parte 1

Dissertações: Morfologia Externa Do Coraçao.. Parte 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  3.116 Visualizações

Página 1 de 2

Morfologia externa do coração

Coração:

O coração é um órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora dupla e auto-reguladora, cujas porções trabalham em conjunto pra impulsionar o sangue para todas aspartes do corpo através dos circuitos pulmonar e sistêmico, tem tamanho aproximado de um punho cerrado.

Situação:

O coração está situado no mediastino inferior-médio, a cavidade central do tórax, situa-seentre os dois pulmões, envolvidos por suas pleuras, acima do músculo diafragma, sobre o qual em parte repousa posteriormente ao osso esterno e à frente da coluna vertebral. Estende-se obliquamente da2º costela ao 5º espaço intercostal. Considerando a linha mediana ele localiza-se exatamente um terço à direita do plano mediano e dois terços à esquerda do plano mediano. Seu vértice encontra-seentre a quinta e sexta costela.

Forma:

O coração tem a forma aproximada de um cone truncado, apresentado uma base, um ápice que é direcionado para baixo, para frente e para esquerda. E possui trêsfaces, a face esternocostal, a face diafragmática e face pulmonar.

Ápice do coração:

É formado pela parte ínfero-lateral do ventrículo esquerdo, situa-se posteriormente ao 5º espaço intercostal. É ondea pulsação máxima do coração (batimento apical) ocorre.

Base do coração:

Voltada posteriormente em direção aos corpos das vértebras T6 à T9 e o pericárdio, seio pericárdico oblíquo, esôfago e aorta,que separa a base das vertebras. Recebe as veias pulmonares nos lados direito e esquerdo da sua porção atrial esquerda e a veia cava superior e inferior nas extremidades superior e inferior da suaporção atrial direita. É formada principalmente pelo átrio esquerdo, com uma menor contribuição do átrio direito.

Faces do coração:

Face anterior (Esternocostal), formada principalmente peloventrículo direito. Face diafragmática (inferior), formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; ela está relacionada principalmente com o tendão central do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com