TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Contraceptivos

Pesquisas Acadêmicas: Métodos Contraceptivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Camisinha masculina

É como uma “capa” protetora para o pênis, feita de látex flexível, fino e resistente, na qual impede o contato entre a pele do pênis e da vagina, evitando o contagio de DSTs e aprisionando os espermatozóides, impedindo que o óvulo seja fecundado.

Deve ser usado pelos homens da seguinte maneira: deve ser colocada com o pênis ereto antes da penetração, deve-se pressionar a ponta da camisinha para evitar a entrada de ar e colocá-la sobre o pênis, desenrolando até a base. Possui 98% de eficácia.

Camisinha Feminina

A camisinha feminina deve ser usada desde o começo do contato entre o pênis e a vagina, e só deve ser usada em uma relação, pois se usada mais de uma vez não previne contra DST e gravidez.

Deve ser introduzida na vagina da seguinte forma: deve-se dobrar o anel menor e introduzi-lo até o final da vagina, deixando cerca de 3cm do anel aberto para fora desta. É utilizado por mulheres e possui índice de falha de 8% a 20%

Pílula Anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é um remédio a base de hormônios que deve ser tomado diariamente e tem 98% de eficácia contra a gravidez indesejada.

É utilizado por mulheres já que é a base de hormônios femininos, e impede a ovulação, a dilatação do colo do útero e evita que o útero acolha o ovo.

É usada da seguinte maneira: deve-se tomar 1 pílula por dia, sempre no mesmo horário até o fim da cartela, e depois fazer uma pausa de 4, 5 ou 7 dias dependendo da pílula e então iniciar uma nova cartela.

Pílula do dia seguinte

Esse é um método que deve ser utilizado apenas em ultimo caso, quando os preservativos rompem ou caso tenha se esquecido de tomar as pílulas corretamente. Deve ser usado por mulheres apenas em casos de emergência para evitar uma gravidez indesejada. Possui eficácia de 75% se utilizado corretamente: deve-se tomar o primeiro comprimido em até 72 horas após a relação sexual e se houver um segundo após 12 horas da ingestão do primeiro.

Adesivo

É um adesivo que deve ser colocado na pele da mulher em diversas partes do corpo e permanecer lá por uma semana liberando progestogênio e estrogênio, deve ser utilizado por mulheres por conter hormônios femininos.

O primeiro adesivo deve ser colocado no primeiro dia da menstruação e após três semanas de uso é necessário fazer uma pausa. É um método muito eficaz.

Vasectomia e laqueadura

A esterilização é um método contraceptivo cirúrgico e definitivo.

Pode ser usado por homens e mulheres, sendo que na mulher é realizado através ad ligadura ou corte das trompas impedindo o encontro dos gametas masculino e feminino; e no homem pela ligadura ou corte dos canais deferentes impedindo a presença de espermatozóides no líquido ejaculado. É muito eficiente e possui índice de falha de apenas 1%.

Coito interrompido

Consiste na retirada do pênis de dentro da vagina segundos antes da ejaculação, para que não ocorra a deposição do sêmen, não sendo muito confiável pois a ejaculação pode ser difícil de ser controlada, e também, antes a ejaculação as glândulas de Cowper liberam uma secreção para lubrificar o pênis na qual pode conter espermatozóides.

Pode ser utilizado por qualquer pessoa, mas possui baixa eficácia, com índice de falha de 15% a 20%.

Tabelinha

É baseada em um cálculo realizado a partir de um calendário, para saber o início e o fim do período fértil, evitando relações nos períodos com maior chance de gravidez, funcionando melhor para mulheres com ciclos regulares.

Funciona assim: deve-se anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação; depois marque em azul os dias com menos chance de engravidar (entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com