TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO DE PLANTAS - ALGODÃO

Casos: NUTRIÇÃO DE PLANTAS - ALGODÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

NUTRIÇÃO DE PLANTAS: ALGODÃO

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO ALGODÃO

Durante toda a história do Brasil o algodão se fez presente como uma cultura de exportação. O Brasil chegou a ter 3,5 milhões de hectares de algodão plantados na safra 1973/1974, sendo a maior parte produzida pelo nordeste brasileiro. Apesar da importância econômica e social, nas duas últimas décadas, observou-se um declínio drástico na atividade algodoeira nordestina.

A cotonicultura está passando por um período recente de mudanças, seja no processo produtivo com mudanças nas tecnologias empregadas até na geografia de expansão da cultura, destacam-se o aumento da participação de países como Índia e China na produção mundial e da inserção do Brasil, Turquia e de países africanos como Mali.A expansão da cotonicultura está fortemente ligada ao aumento da produtividade, no entanto a áreas de cultivo é um fator importante para explicar o comportamento de países como o Brasil e a Turquia.Estima-se que a crise do setor algodoeiro do Brasil, entre meados da década de 1980 e meadosda década de 1990, tenha provocado um desemprego na ordem de 800 mil trabalhadores diretos o que acarretou um dos maiores e rápidos êxodos rurais registrados pela história contemporânea. A partir dessa crise iniciou-se uma nova fase no Brasil, o pólo produtivo migrou do Sudeste para o Centro-oeste, fazendo com que os estados líderes em produção passassem de São Paulo e Paraná para Mato Grosso, Bahia e Goiás.A mudança do eixo de produção foi também acompanhada da substituição de um modelo produtivo obsoleto, por um modelo agrícola empresarial de melhor desempenho impulsionado pelo ganho na qualidade da fibra, facilidade de financiamento de máquinas equipamentos (resultados da desvalorização cambial em 1999) e a recuperação do preço no mercado internacional.Nessa nova etapa o estado do Mato Grosso foi bem sucedido, pois conseguiu aliar a política do governo local e o interesse empresarial promovendo a cotonicultura em extensas áreas adequadas a mecanização. O interesse empresarial agiu fazendo pesquisas de variedades mais adaptadas ao Cerrado e ao uso do algodão em uma relação unívoca com a produção de soja na região. Primeiramente a cultura do algodão afirmou-se como rotação de culturas já que o Cancro da Haste e o nematóide de cisto impossibilitavam o cultivo sucessivo da soja; e posteriormente como alternativa rentável que reduz os riscos associados à monocultura, no segundo quartel da década de 1990, a carência em logística desestimulou a produção da soja na região do Cerrado brasileiro. O interesse da governança local em incentivar o cultivo do algodão é evidenciado pela criação do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalmat).O Proalmat inicialmente proporcionava a redução de 75% do ICMS, e estimulava a adoção de tecnologias consideradas adequadas.O mercado mundial de têxteis (principal destino da fibra de algodão) é fortemente condicionado por políticas reguladoras em alguns países-chave, como o Estados Unidos. Por se tratar de um setor que absorve muita mão-de-obra busca-se proteger o emprego doméstico

Atualmente o Brasil possui uma área em torno de 985,3 mil hectares para a cultura de algodão, desta forma ficando em 5° lugar no ranking mundial na produção do algodão.

O estado de Mato Grosso, lidera o processo produtivo brasileiro, seguido pela Bahia.

IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA CULTURA DO ALGODÃO

É amplamente referenciado na literatura que o algodoeiro é uma planta exigente em nutrientes, e em algumas situações susceptível a pragas e doenças, portanto, para a maximização do rendimento e maior resistência fitossanitária, a nutrição adequada e equilibrada passa a ser fundamental.

Neste contexto este trabalho objetivou uma revisão de literatura sobre a nutrição mineral do algodoeiro, como pré-requisito para um manejo químico adequado com intuito da maximização do rendimento econômico da cultura.

PAPEL DOS NUTRIENTES NO ALGODOEIRO

É importante o estudo das funções dos nutrientes na planta, para conhecermos como a planta transforma a luz em produtos orgânicos ou melhor entendermos a vida da planta e qual a participação dos elementos químicos neste processo. Isto pode ajudar na avaliação do estado nutricional da planta e as suas implicações nas características agronômicas da cultura.

EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS

A absorção de nutrientes depende da variedade do algodoeiro e das condições pluviométricas ou de irrigação da região.Os híbridos são mais exigentes que as variedades; as variedades precoces e compactas são mais eficientes no uso dos nutrientes que as variedades tardias.

As quantidades de macronutrientes mais extraídas pela cultura do algodão é o nitrogênio, potássio, cálcio, enxofre, magnésio, e o fósforo.

MARCHA DA ABSORÇÃO

O estudo da marcha de absorção dos macronutrientes dá uma informação muito importante, indicando os períodos de maior exigência dos nutrientes. Conhecidas essas épocas, tem-se um guia para a adubação no que tange aos momentos em que se deve empregar um ou outro nutriente

EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES NA CULTURA DO ALGODÃO

PAPEL DOS NUTRIENTES NO ALGODOEIRO - MACRONUTRIENTES

NITROGÊNIO

A cultura do algodão requer altas quantidades de nitrogênio, em dose adequada, proporcionam a regularização do ciclo da planta, e, assim estimula o crescimento e florescimento, aumentando significativamente a resistência da fibra. O Nitrogênio é o nutriente com maior relação ao incremento produtivo, devido a alta absorção e necessidade da planta, funcionalidade bioquímica e fisiológica, além da baixa disponibilidade dos solos brasileiros

Com a deficiência do nitrogênio,Inicialmente, a planta apresenta amarelecimento uniforme da parte vegetativa, mais intenso nas folhas mais velhas. Com o passar do tempo, ocorre a queda de tais folhas, já amarelas. O avermelhamento das folhas com o avanço da deficiência ocorre em seus estádios mais avançados.

A produção de matéria seca é severamente afetada, tanto na parte aérea como na raiz . O número de maçãs, a altura e o diâmetro do caule são também bastante afetados pela deficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com