TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções básicas de Fisioterapia (RDR)

Projeto de pesquisa: Noções básicas de Fisioterapia (RDR). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos da Fisioterapia (RDR)

1) Defina aterosclerose? É uma forma de aterosclerose em que as camadas internas tornam-se espessas e irregulares pelo deposito de uma substancia graxa.

2) Explique a fisiopatogenese da aterosclerose? Em situações mais avançadas, estrias lipídicas evoluem ate a formação da placa ateroesclerotica.

3) Qual a clinica de um paciente com isquemia miocárdica? Dor substernal, ardência e aperto no peito, dispineia, pulso variável e PA (pressão alta) alta.

4) Cite os comprometimentos cardíacos e pulmonares de um paciente idoso?

Cardíaca: Aumento do colágeno e degeneração das fibras musculares; enrijecimento das paredes das artérias; espessamento de calcificação das válvulas; diminuição da condução e produção de estímulos; alteração bioquímica.

Pulmonar: Diminuição da expansão da caixa torácica; diminuição da complacência pulmonar; dilatação dos bronquíolos, ductos e sacos alveolares; diminuição da resistência das paredes das vias aéreas dentro do pulmão, diminuição da capacidade vital.

5) Quais as alterações do sistema nervoso de um paciente idoso? Atrofia do sistema nervoso central, diminuição dos neurotransmissores, diminuição da sensibilidade dos receptores, diminuição na velocidade de condução dos vasos.

6) Defina neuroplasticidade? No tratamento de um paciente neurológico repete-se com frequência a realização de habilidades perdidas para que haja a reorganização e adaptação do sistema nervoso, que é possível devido à capacidade de alteração da função e estrutura do neurônio.

7) Cite os receptores sensoriais e quais as suas ações? Mecanorreceptores: Respondem a deformação mecânica do receptor ou área subjacente. Termorreceptores: Respondem as alterações da temperatura. Nociceptores: Respondem aos estímulos nocivos e percebem a dor. Quimiorreceptores:

Respondem a substancias químicas e são responsáveis pela gustação, olfação, níveis de O2 e CO2 no sangue. Fotoceptores: Respondem a luz, limitados ao espectro visível.

8) Quais as características de um monitoramento do fuso muscular e do órgão tendinoso de golgi? Fusos musculares: Monitoram alterações no comprimento do músculo e a velocidade com que elas acontecem, tem papel vital no sentido de posição e movimento no aprendizado motor. Órgão tendinoso de Golgi: Nas inserções dos tendões, monitoram a tensão intramuscular.

9) Explique como funciona o arco-reflexo? O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula.

10) Defina coordenação? É a capacidade de executar movimentos controlados com velocidade, distancia, direção, ritmo e nível de tensão muscular apropriada ao movimento a executar e que depende de um sistema neuromuscular intacto.

11) O que é capacidade vital e quais os volumes que acompanham? É o maior volume de gás q pode ser mobilizado ate atingir uma expiração máxima. De maneira forçada, após uma inspiração máxima (5,000 ml).

12) Por que um paciente enfisematoso apresenta aumento do volume residual? Porque o ar fica preso nos pulmões e o paciente tem dificuldade para inspirar.

13) Qual relação da importância da competência da musculatura inspiratória com a variação de pressão que possibilita o ato de respirar? Durante a inspiração os músculos respiratórios produzem um aumento do volume da caixa torácica, que acarreta uma diminuição de pressão intrapulmonar.

14) Defina os distúrbios ventilatórios restritivos e obstrutivos? Restritiva: Os pacientes tem diminuição da capacidade pulmonar total. Obstrutiva: Ocorre aumento da CPT (capacidade pulmonar total).

15) Por que se afirma que os distúrbios restritivos ocorrem-se a diminuição da capacidade pulmonar total e nos obstrutivos ocorre aumento?

16) Explique o ciclo vicioso da lesão musculoesquelética? Quando sujeito a uma força ou a um stress externo iniciara uma resposta protetora curativa chamada reação inflamatória, essa reação causara dor e limitara o uso do local, produzindo neste descondicionamento. Quando o processo inflamatório diminui, a estrutura volta a ser solicitada, mas devido a sua menor resistência pode produzir uma nova lesão.

17) Qual a relação entre qualidade congral e idade? Com o processo da idade a qualidade da cartilagem diminui, pois diminui seu conteúdo hídrico e aumentam as ligações cruzadas de colágeno, assim as tornando mais rígidas.

18) Qual p rincipal função dos tendões? A principal função é permitir a inserção dos músculos aos ossos ou a outros órgãos por meio de ligamentos.

19) Defina fraturas traumáticas espontâneas e por estresse? Traumática: Violência direta ou indireta, ação muscular. Espontânea: Patológica. Stress: por micro traumatismo.

20) Defina as complicações fraturarias: pseudoartrose e necrose vascular? Pseudoartrose: A pseudoartrose ocorre quando o calo ósseo não evolui em um período de 3 meses ou quando a fratura não consolida após 9 meses.

Necrose Vascular: É quando ha lesão traumática com comprometimento vascular.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »