TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nucleo

Trabalho Escolar: Nucleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Neste presente trabalho, falaremos sobre os cromossomas e este por sua vez é constituído pelo DNA, e é composto de proteínas chamadas histonas e também falaremos da cromatina mas sem aprofundar.

O núcleo celular

O pesquisador escocês Robert Brown (1773- 1858) é considerado o descobridor do núcleo celular. Embora muitos citologistas anteriores a ele já tivessem observados núcleos, não haviam compreendido a enorme importância dessas estruturas para a vida das células. O grande mérito de Brown foi justamente reconhecer o núcleo como componente fundamental das células. O nome que ele escolheu expressa essa convicção: a palavra “núcleo” vem do grego nux, que significa semente. Brown imaginou que o núcleo fosse a semente da célula, por analogia aos frutos.

Hoje, sabemos que o núcleo é o centro de controle das atividades celulares e o “arquivo” das informações hereditárias, que a célula transmite às suas filhas ao se reproduzir.

Células eucariontes e procariontes

A membrana celular presente nas células eucariontes, mas ausente nas procariontes. Na célula eucarionte, o material hereditário está separado do citoplasma por uma membrana a carioteca enquanto na célula procarionte o material hereditário se encontra mergulhado diretamente no líquido citoplasmático.

Os componentes do núcleo

O núcleo das célula que não estão em processo de divisão apresenta um limite bem definido, devido à presença da carioteca ou membrana nuclear, visível apenas ao microscópio eletrônico.

A maior parte do volume nuclear é ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina. Existem ainda um ou mais corpos densos (nucléolos) e um líquido viscoso (cariolinfa ou nucleoplasma).

O núcleo interfásico é constituído por:

Carioteca: membrana que envolve o núcleo e separa o material genético do resto da célula.

Nucleoplasma: constituído de substâncias (íons, enzimas, ATP) dissolvidas em água. Nele estão imersos o nucléolo e a cromatina.

Cromatina: são as fitas de DNA quando estão associadas em proteínas histonas, adquirindo formato de fita. Quando não estão com as proteínas histonas, ficam espiraladas, formando os cromossomos.

Nucleolo: corpúsculo denso, não delimitado por membrana, presente no interior do núcleo. É a região em que ocorre a maior parte da síntese de RNAr (ácido ribonucléico ribossômico).

A cromatina

A cromatina (do grego chromatos, cor) é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomas.

Quando se observam núcleos corados ao microscópio óptico, nota-se que certas regiões da cromatina se coram mais intensamente do que outras. Os antigos citologistas já haviam observados esse fato e imaginado, acertadamente, que as regiões mais coradas correspondiam a porções dos cromossomas mais enroladas, ou mais condensadas, do que outras.

Para assinalar diferenças entre os tipos de cromatina, foi criado o termo heterocromatina (do grego heteros, diferente), que se refere à cromatina mais densamente enrolada. O restante do material cromossômico, de consistência mais frouxa, foi denominado eucromatina (do grego eu, verdadeiro).

Diferentes níveis de condensação do DNA. (1) Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina (DNA com histonas). (3) Cromatina condensada em interfase com centrómeros. (4) Cromatina condensada em profase. (Existem agora duas cópias da molécula de DNA) (5) Cromossoma em metafase

Cromossoma

O cromossoma é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA é o material que constitui os genes. O cromossoma é composto de proteínas chamadas histonas, que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA. Estes grupos de oito histonas, enroladas pelo DNA são chamados de nucleossomas. Há muitos nucleossomas na molécula de DNA.

Os nucleossomas ajudam no enovelamento do cromossoma. Na intérfase, o cromossoma encontra-se totalmente descondensado, formando a cromatina. Já na metáfase ele encontra-se máximo de sua condensação.

Cromossomas da célula interfásica

O período de vida da célula em que ela não está em processo de divisão é denominado interfase (a preparação da célula para a divisão ).A cromatina da célula interfásica, como já foi mencionada, é uma massa de filamentos chamados de cromossomas. Se pudéssemos separar, um por um, os cromossomas de uma célula interfásica humana, obteríamos 46 filamentos, logos e finos. Colocado em linha, os cromossomas humanos formariam um fio de 5 cm de comprimento, invisível ao microscópio óptico, uma vez que sua espessura não ultrapassa 30 nm.

.

Constituição química e arquitectura dos cromossomas

Descobrir a natureza química dos cromossomas foi uma árdua tarefa que mobilizou centenas de cientistas e muitos anos de trabalho. O primeiro constituinte cromossômico a ser identificado foi o ácido desoxirribonucléico, o DNA.

Em 1924, o pesquisador alemão Robert J. Feugen desenvolveu uma técnica especial de coloração que permitiu demonstrar que o DNA é um dos principais componentes dos cromossomos. Alguns anos mais tarde, descobriu-se que a cromatina também é rica em proteínas denominadas histonas.

Cromossomas da célula em divisão

Quando a célula vai se dividir, o núcleo e os cromossomas passam por grandes modificações. Os preparativos para a divisão celular têm inicio com a condensação dos cromossomas, que começam a se enrolar sobre si mesmos, tornando-se progressivamente mais curtos e grossos, até assumirem o aspecto de bastões compactos.

Constrições cromossômicas

Durante a condensação cromossômica, as regiões eucromáticas se enrolam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com