TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Trabalho Escolar: Nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  7.368 Visualizações

Página 1 de 9

1- O que são nutrientes:

Os nutrientes são substâncias químicas que formam parte dos alimentos. O organismo os utiliza para seu desenvolvimento, manutenção e funcionamento, além de fornecerem energia. Os nutrientes são, entre outros: vitaminas, proteínas e sais minerais.

2- Ilustrar e descrever a pirâmide alimentar. Mencionar o número de porções diárias exigidas de cada grupo.

Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.

3- Definir o seguinte, listando, pelo menos, 3 exemplos de alimentos em cada um dos grupos:

(a) Alimentos energéticos- Os alimentos energéticos são aqueles que dão energia ao organismo. Batata, iorgurte e queijo são exemplos de alimentos energéticos, pois são ricos em calorias.

(b) Alimentos construtores- Os alimentos construtores são alimentos ricos em proteínas que são importantes na construção dos tecidos do organismo e por isso a função dos alimentos construtores é ajudar a construir os músculos, sangue e todos os órgãos do corpo. Entre vários alimentos construtores, o feijão, grão de bico e ervilhas são exemplos.

(c) Alimentos reguladores- Os alimentos reguladores são basicamente alimentos de origem vegetal como frutas e verduras porque fornecerem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água que regulam o seu funcionamento. Os reguladores são os abacaxis, as ameixas, as uvas entre outros.

4- O que são VDR (valores Diários de Referência) e qual sua importância?

Os VDR são valores de referência quantitativos para a ingestão nutricionais derivados para diferentes grupos da população, tendo por base critérios de saúde. Os VDR orientam os profissionais acerca das quantidades estimadas de energia e nutrientes necessárias ao normal crescimento e desenvolvimento e estado óptimo de saúde, ao mesmo tempo em que contrariam o risco de deficiências nutricionais e de doenças crónicas, como, por exemplo, doença coronária e cancro.

As nossas necessidades de energia e nutrientes diferem de acordo com o sexo, idade, altura, peso corporal e níveis de actividade. Por essa razão o VDR não é uma meta individual, mas uma referência média para adultos saudáveis, baseado em estudos e recomendações internacionais.

5- O que é uma dieta balanceada?

Uma dieta equilibrada, ou balanceada, deve fornecer vários nutrientes, incluindo-se entre eles as vitaminas, os minerais, fibras, fluidos e macro nutrientes tais como carboidrato, proteína e gordura. Uma dieta balanceada é, portanto, um tipo de alimentação que não tem deficiência (falta) de nenhuma dessas categorias de nutrientes. Além disso, ela deve fornecer esses nutrientes sem ganho de peso, sendo uma dieta que mantém o peso estável e o indivíduo com saúde.

6- Explicar as diferenças entre as seguintes dietas:

(a) Ovolacto vegetariano -não consome nenhum tipo de carne, porém consome ovos, leite e derivados. Em geral, quando uma pessoa diz que é vegetariana, é essa dieta que ela segue

(b) Ovo vegetariano - este plano alimentar não abrange qualquer tipo de carne ou peixe, nem produtos lácteos. Aos vegetais e frutas, juntam-se apenas os ovos

(c) Vegetariano estrito -Os vegetarianos estritos excluem de sua alimentação carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte, etc.), ovos, mel, gelatina, etc.

7- Qual nome e a função das seguintes vitaminas? Fazer uma lista de, pelo menos, 3 alimentos fontes dos seguintes nutrientes:

a. Vitamina A: A vitamina A pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis e pode ser encontrada em duas fontes. Nos alimentos de origem animal está na forma de retinóides e naqueles de origem vegetal o nutriente está na forma de grupos de carotenoides, que inclui o betacaroteno. Essas substâncias serão convertidas em vitamina A. Por ter ação antioxidante e contribuir para a correta proliferação e diferenciação celular algumas pesquisas sugerem que a vitamina A é capaz de mudar células cancerígenas e prevenir que células normais se tornem cancerígenas. (Brócolos, leite e ovo)

b. Vitamina B1: Tiamina.A Vitamina B1 tem as seguintes funções no organismo: Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. (Arroz, gema do ovo e peixe)

c. Vitamina B2: A riboflavina (vitamina B2) é um composto orgânico da classe das vitaminas. No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. (couve, brócolis e espinafre)

d. Vitamina B6: A piridoxina (também conhecida como vitamina B6) favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Essa vitamina ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo importante para um crescimento normal e essencial para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste em niacina. (Limão, aveia e banana)

e. Vitamina B12

f. Vitamina C: O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. (Acerola, limão e morango)

g. Vitamina D: Vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo. (Manteiga, queijo gorduroso e óleo de fígado de peixe)

h. Vitamina E: O tocoferol (vitamina E) apresenta um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio que são formadas metabolicamente ou encontradas no ambiente. (Biscoitos, nozes e tomate)

i. Vitamina K: A vitamina K, ou vitamina anti-hemorrágica, denota um grupo de compostos lipofílicos derivados do isopreno. O papel mais conhecido da vitamina K está relacionado com a sua ação no processo de coagulação sanguínea. (Abacate, mostarda e bife/carne)

8- Qual função dos seguintes minerais no nosso organismo? Fazer uma lista de pelo menos, 3 alimentos fontes de cada um:

a. Ferro -As principais funções do ferro na saúde verificam-se essencialmente ao nível da formação da hemoglobina do sangue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com