TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Trabalho Universitário: Nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Fisiologia da tosse

A ação fisiológica de tossir é responsável em parte ao nervo vago, que corre dos pulmões até o cérebro. O nervo vago é ativado quando a capsaicina é liberada, o que estimula as terminações nervosas sensoriais. Supressores de tosse de ação central, como a codeína e dextrometorfano, reduzem a vontade de tossir ao inibir o nervo sensorial induzido pela capsaicina por despolarização do nervo vago.

A tosse é uma ação que o corpo toma para se livrar das substâncias (poeiras, bactérias, vírus, fungos e outras substâncias danosas) que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traquéia ou pulmões. Uma tosse geralmente é iniciada para limpar uma formação de fleuma (muco) na traquéia; o ar pode se mover nesta passagem, chamada shreulla, a até 480 km/h (300 mph) durante a contração. A tosse também pode ser desencadeada por uma porção de comida descendo pela traquéia ao invés do esôfago, devido a uma falha da epiglote, embora isso possa resultar, no entanto, em um engasgo. A tosse crônica (ou freqüente) geralmente indica a presença de uma doença.

Fisiologia do Espirro

Espirramos quando uma substância prejudicial ao nosso organismo, como os ácaros, pó, vírus e bactérias entram em contato com as terminações nervosas do nariz. O cérebro após receber o estímulo, faz com que os pulmões e os músculos responsáveis pela respiração formem um minifuracão para expulsar essas partículas agressoras. Saem da boca e do nariz um jato de ar e gotículas em uma velocidade de até 160 km/h.

Este reflexo, ajuda a eliminar impurezas e limpa as partículas de poeiras que aderem ao nariz, melhorando assim a filtragem do ar. O espirro é uma reação que leva quase todos os músculos da face a se contraírem, por isso fechamos os olhos quando espirramos.

Como acontece o espirro:

- Quando o ar que respiramos contém substância que irritem nosso organismo, estas partículas entram em contato com as terminações nervosas das narinas, as quais avisam ao cérebro que é preciso expulsar esses agressores.

- Após receber esta mensagem, o cérebro organiza um contra-ataque, fazendo com que os pulmões se encham de ar e os músculos do abdomem e do tórax (responsáveis pela respiração) se contraiam.

- Este movimento faz com que uma coluna de ar saia com força dos pulmões. Quando este jato de ar chega à boca e ao nariz se junta às gotículas de saliva e à secreção nasal, e é expelido para fora do organismo.

Quando você não quiser espirrar é melhor impedir que o sopro se forme do que segurá-lo. Muitas vezes um forte aperto no nariz interrompe os impulsos nervosos. Porém se não conseguir é melhor que espirre pois quando seguramos o espirro, a pressão na área dos ouvidos aumenta, em alguns casos pode até ROM.

Fisiologia do soluço

O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) simultâneo à contração do diafragma (músculo respiratório situado entre o abdômen e o tórax). A maioria dos casos de soluço tem duração breve; mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. Embora raros, em alguns casos o soluço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com