TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bio poder e o Estado.

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Biopoder e o Estado.

O Estado se define por uma forma organizacional, onde se é uma entidade com poder ‘’ soberano’’ para organizar a população dentro de uma aréa territorial delimitada. É dividido em 3 categorias, Poder Executivo, Legislativo e Judiciario, onde em uma sociedade o estado tem um papel de desempenhar funções politicas, sociais e economicas, assim tendo a função de garantir os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Já a Politica, desempenha um papel de negociação de interesses, onde no nosso país são feitas na teoria a vontade da maioria, assim, sendo uma democracia, tendo que um papel fundamenta na negociação de interesses publicos como: Edução, segurança, saúde e etc. onde juntamente com o Estado tem o dever de garantir esses direitos.

Sociedade é o conjunto de seres que convivem de forma organizada, onde se pressupoe uma atividade conjunta e organizada, com micropoderes que são normas que acabam sendo internalizadas pelos sejeitos.

[pic 1]

Michel Foucault defendia o ‘’ Panóptico ’’ em sua obra Vigiar e Punir, onde denomina a sociedade como um  modo disciplinar, como uma cadeia, onde os ‘’presos’’ encontravam-se  em um  edifício em forma de anel, dividido em pequenas celas, no qual tudo o que era feito pelo indivíduo estava exposto ao olhar de um vigilante, que ninguém poderia ver. Ao  meu ponto de vista, esssa relação de poder, se aplica à nossa realidade, onde a população vive no anel diciplinar, e o governo vigia tudo de forma silênciosa, assim manipulando tudo que a sociedade faz, onde quem tenta ir contra, é punido, até no meio dos governates, onde tudo é manipulado, mesmo que indiretamente; onde os valores são consagrados na forma de interesses, onde quanto mais poder, mais interesse, ou seja quanto mais $$, mais poder. Na Biopolitica de Foucault, ele diz que quem detem o poder é a população, onde o poder ‘’ soberano’’ é o povo, os cidadãos, onde a Biopolitica é a pratica de Biopoderes locais; Biopoder permite o controle de populações inteiras, dando ênfase na proteção de proteção da vida, na proteção do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (255.2 Kb)   docx (197.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com