TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A coexistência com o exame e práticas necessárias para a realização da pericia contabilidade

Trabalho acadêmico: A coexistência com o exame e práticas necessárias para a realização da pericia contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Trabalho acadêmico  •  7.368 Palavras (30 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 30

1 INTRODUÇÃO

A globalização vem exigindo que o contador tenha conhecimentos gerais de todas as áreas, além de grande conhecimento na Legislação Nacional e Internacional, com fluência em línguas estrangeiras, para enfrentar, com sucesso, os novos desafio que a profissão lhe oferece como, por exemplo, a perícia.

A Perícia Contábil, ao longo dos anos, tem contribuído de forma significativa para a Justiça, sendo essa o instrumento capaz de explicitar as dúvidas do magistrado, pois essas informações são baseadas em fontes seguras e verdadeiras.

Perícia é um instrumento especial de constatação da verdade por meio do laudo pericial. Tem grande importância tanto para a sociedade física quanto para a jurídica.

O Perito Contábil tem sido uma figura de destaque como auxiliar da justiça, por sua contribuição nos fatos. Ele é o responsável em levar à autoridade julgadora um laudo que possibilite a conclusão do processo.

Diante do exposto, a relevância deste estudo consiste em organizar informações e questões que envolvem a perícia contábil e, conseqüentemente, o profissional que a efetua.

Face ao envolvimento na pesquisa, o objetivo geral do trabalho é demonstrar a atuação e as perspectivas dos profissionais que exercem esta atividade, que envolvem o reconhecimento do magistrado na nomeação.

Quanto aos objetivos específicos deste estudo, está a convivência com o ambiente pericial e as práticas necessárias para a realização da pericia contábil.

Nesta Primeira Parte, foram expostos os objetivos a serem alcançados. A seguir apresenta-se a organização em estudo. Na terceira parte será apresentado o referencial teórico.

Na quarta parte será apresentada a metodologia. A quinta e sexta parte apresentarão, respectivamente, o desenvolvimento e a analise e interpretação dos dados. Em seguida será exposta a conclusão. Na oitava parte estarão relacionadas às referencias e por fim os anexos e apêndice.

2 ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO

A história do Varjão Contabilidade Ltda. teve início no dia 04 de dezembro de 1972, com a formação de uma sociedade composta por Afonso Varjão Pereira e Bruno Varjão Pereira, ambos Técnicos em Contabilidade. Situado na Rua Monsenhor Messias nº 235 Centro, foi fundado com a intenção de atuar no mercado de Sete Lagoas com o fornecimento de serviços contábeis.

A organização, num determinado momento de sua história, teve como colaboradores apenas membros da família o que contribui para despertar, anos mais tarde, o interesse de filhos dos seus sócios em buscar formação em curso superior na área, visando à continuação do negócio.

A empresa hoje está situada na Rua São José, nº 875B, no Bairro Catarina, cujo telefone é 3773-1944 e e-mail: varjaocontab@gmail.com. Atualmente, é gerida por Alex Varjão Pereira. Sua atividade empresarial é marcada pela agilidade e a capacidade de adequação às normas da sociedade.

Tendo presente esse contexto, o Varjão Contabilidade é uma empresa moldada para solucionar e atender aos interesses dos seus clientes. A organização prioriza a assessoria empresarial, produzindo informações fidedignas aos empreendedores das médias e pequenas empresas, garantindo atualização constante e proporcionando melhores desempenhos nas funções gerenciais dessas empresas.

Sua Missão é fornecer serviços, visando sempre à parceria e gerando satisfação, através da qualidade e do bom atendimento ao cliente.

O Varjão Contabilidade conta com quatorze profissionais qualificados, especializados em áreas técnicas específicas, para prestarem um atendimento ágil e objetivo.

Além da constante capacitação técnica, o Varjão incentiva a formação profissional de sua equipe, com bolsas de estudos para curso superior. Os colaboradores do Varjão se mantêm atualizados por meio dos informativos Contábeis, que estão à disposição de todos.

A empresa tem como objetivo principal a satisfação dos clientes, bem como a qualidade nos serviços prestados. Ela conta com sistema de arquivo, que possibilita ao cliente acesso a documentos que estejam sob sua guarda e responsabilidade. Conta também com um profissional para atender aos serviços de coleta de documentos.

Os setores da empresa são subdivididos em Departamento Fiscal, Departamento Contábil, Departamento Pessoal e Departamento Administrativo.

O departamento fiscal acompanha e orienta nos aspectos da legislação tributária, no âmbito Federal, Estadual e Municipal, administrando os impostos e contribuições. Cumpre com as obrigações acessórias impostas às organizações.

O departamento contábil fornece relatórios e demonstrativos que auxiliam o gestor no acompanhamento fiscal de sua empresa, antecipando soluções que poderão facilitar e agilizar as tomadas de decisões e, conseqüentemente, garantir a segurança administrativa e financeira da organização.

O departamento pessoal faz com que o empresário receba os procedimentos e orientações com base na legislação vigente, assegurando um sistema de gestão de RH que valorize o potencial humano para que seja revertido em bons resultados.

O departamento administrativo acompanha o momento da constituição, quando é definido o tipo societário, fazendo uma indispensável e minuciosa análise, uma vez que é necessário observar todos os aspectos fiscais para a devida tributação, zelando pelo princípio da continuidade.

Alem das atividades contábeis normais descritas acima, o Varjão é dirigido e representado também na área de Perícia Judicial Contábil pelos contadores Alex Varjão Pereira e Bruno Varjão Pereira. Peritos Contadores, regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade e na Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Minas Gerais, exercem a atividade pericial de forma pessoal.

Os profissionais de contabilidade, principalmente os peritos, no desempenho de suas atividades, produzem informações que afetam diretamente a vida das pessoas, das entidades, de investidores, de clientes, de credores, de administradores e uma série de outros usuários, sem beneficiarem qualquer um em particular.

A Perícia Contábil se desenvolve num campo de atuação bastante importante e vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de Contabilidade. O perito contador é contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso. O caso de Alex e Bruno não foi diferente, motivados por suas então recentes formações na PUC - Minas tentaram ingressar no mercado de perícias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com