TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HPV E Sua Influência Sobre O Ciclo Celular

Exames: O HPV E Sua Influência Sobre O Ciclo Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  862 Visualizações

Os papilomavírus são vírus da família Papillomaviridae, de tamanho pequeno, não envelopados, com forma icosaédrica.

Seu genoma é composto por DNA de fita dupla circular e contém regiões que apresentam potencial para codificar proteínas, denominadas “open reading frames” ou janelas de leitura aberta (ORF/JLA). Essas ORFs são os locais de transcrição viral e são responsáveis, também, pela atividade viral. Podem ser divididas em região “early” ou E (precoce), formada pelos genes E1, E2, E4, E5, E6 e E7, região “late” ou L (tardia), formada pelos genes L1 e L2, e uma região de controle longo (LCR), localizada entre as regiões L1 e E6, onde há sequências estimuladoras e repressoras da transcrição viral.

Durante o ciclo celular de células infectadas pelo papilomavírus, as proteínas codificadas pelos genes E6 e E7 possuem um papel essencial, uma vez que são responsáveis pela proliferação celular excessiva.

HPV e o ciclo celular

O Papilomavírus altera o ciclo celular induzindo uma rápida proliferação celular, podendo ocasionar um quadro oncogênico.

O surgimento do câncer depende do tipo de HPV envolvido. Por esta razão, classificar o HPV de acordo com o risco ofertado pelo vírus. Os tipos mais graves ou de alto risco são os HPV – 16 e HPV – 18.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com