TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer e Ciclo Celular

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 2

Câncer

O câncer é a consequência de alteração genética que ocorre em uma célula, em determinado órgão e por conta dessa alteração genética essas célula passa a se dividir, se multiplicar de maneira exagerada e essa célula se multiplicando forma o que nós chamamos de um tumor.

Essa célula possui a capacidade de invadir tecidos que estejam próximos (o tumor invade outros tecidos). Essas células adquirem a capacidade de se desprender desse tumor, entrar em circulação, viajar e já se implantar em outro órgão podendo causar o que a gente chama de metástase e essas células conseguem evitar todos os mecanismos naturais dos organismos para que elas morram entre elas fazem o que chamamos de evasão a morte celular programada, elas não morrem, elas se perpetuam.

Uma minoria dos casos de câncer são consequência direta de uma predisposição genética hereditária (passada de mãe ou pai para filho ou filha).

CICLO CELULAR

Compreende o período de Interfase, subdividido nas fase G1, S E G2, seguido de uma período divisional.

A interface é o período de maior atividade do ciclo celular, é neste período que a célula preserva-se quando diferenciada e ativamente funcional, na composição de um tecido ou órgão. Células que se preservam neste estado diferenciado até sua morte, sem realizar divisões são ditas em G1 prolongado ou fase G0 do seu ciclo celular. Células que passam pela interface como preparação para a divisão, usam a fase G1 (intervalo) para a síntese de precursores da duplicação do genoma e do

citoplasma. Na fase S, ou sintética, ocorre a duplicação do material genético. Na fase seguinte, fase, G2, a célula que já é 2n4c, não pode retornar mais à face G1 sem passar por um período divisional para recuperar seu número cromossômico original (2n2c). Nesta fase, a célula ainda trabalha na síntese de proteínas do citoesqueleto.

A divisão celular nos vertebrados pode ocorrer por meio de dois processos distintos, por mitose, quando há necessidade de reposição ou reposição ou renovação de células nos tecidos, dando origem às células-filhas idênticas à da célula-mãe diploide (2n); ou por meiose, processo específico das células da linhagem gamética, envolvendo duas etapas distintas, a meiose I (reducional) e a mitose II (equacional), originando as gamelas, com número cromossômico reduzido ou haploides (n).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com