TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ministério da saúde

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

       O ministério da saúde em 1983 instituiu um programa chamado: Programa de atenção integral de saúde da mulher. Um programa que via a mulher em determinados aspectos: reprodutivo, na prevenção do câncer de mama, no câncer de colo de útero, a gravidez de risco e etc. Porém, com o passar do tempo foi havendo a necessidade de instituir uma política.

       Em 2004, foi composto a política nacional da saúde da mulher, uma política que tem vários eixos como a atenção a mulher no preventivo, na questão do câncer de colo de útero e mama e em relação a violência. Essa política foi constituída e é executada nas unidades básicas com algumas ações como nas prevenções do câncer de mama e de colo de útero, no pré-natal e vacinação.

       O câncer de colo de útero faz com que nos atentamos a determinados aspectos que estão diretamente ligados a essa doença, dentre eles o HPV, de acordo com as estimativas, 99% dos casos de câncer de colo de útero estão associados ao HPV, e ele é assintomático e com isso várias mulheres podem ter contato com o vírus e não desenvolver nada até determinado momento, só vai aparecer posteriormente; o contato com o vírus não tem relação com a quantidade de parceiros, uma única ação pode ser suficiente para contaminação, então, com isso acabou se vendo necessidade de identificar as ações de prevenção do câncer de colo de útero, e é feito com que atualmente as mulheres precisem fazer a coleta do exame preventivo e esse exame pode ser chamado de preventivo ou Papanicolau, são denominações para o mesmo exame.

       É preconizado que mulheres a partir dos 25 aos 59 anos que é a faixa etária que o ministério da saúde coloca para que elas façam a coleta desse exame anual, porém, como as atividades sexuais vem começando cada vez mais cedo, é aconselhado que seja começado a prática desse exame o quanto antes.

       A coleta do exame é feita por um profissional da saúde, enfermeiros ou médicos ginecologistas e os aspectos relacionados a coleta são orientados, como estar 03 dias sem a prática de relação sexual. A coleta do preventivo é um dos aliados que se tem para prevenção do câncer de colo de útero e outra forma de prevenção mais importante ainda é o uso de preservativo que é 100% eficiente na prevenção, não só do HPV, mas também de outras inúmeras doenças sexualmente transmissíveis.

       O HPV se manifesta através do condiloma acuminado, que são verrugas na região genital, ou na região anal e essas lesões precisam ser acompanhadas pelo médico, a paciente precisa fazer o tratamento. Outro aspecto que também vem chamando atenção, é o numero de casos de câncer de boca que tem aparecido por essas lesões, então, a prática do sexo oral é um fator que pode ocasionar doenças.

       A vacina do HPV que já foi muito polemizada, é uma forma de prevenção extremamente eficaz e preventiva no controle da prevenção do câncer de colo de útero. Hoje em dia meninos também podem se vacinar, com idades entre 11 a 15 anos incompletos e as meninas entre 9 a 15 anos.

       O câncer é a 2ª doença mundial que mais mata, não é uma doença transmissível, e cada vez mais tem se descoberto motivos genéticos para o desenvolvimento dela; claro que além dos motivos genéticos que levam ao câncer, alguns outros motivos como sedentarismo e má qualidade de vida também podem levar a doença. O câncer é uma multiplicação inadequada e desordenada das nossas células, então, as nossas células tem uma espécie de programação para que as células que cresçam de forma desordenada e inadequada, com algum defeito, elas são mortas, porém em relação ao câncer, esse mecanismo por algum motivo acaba falhando e com isso a célula com defeito começa a se reproduzir e se multiplicar de forma desordenada e muito acelerada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com