TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRECEPTOR/SUPERVISOR RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE

Por:   •  27/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 7

PIESF 2019.2

PORTFÓLIO

ESTUDANTE: João Alves da Costa Neto

ETAPA: Etapa I DATA DA ATIVIDADE: 09/03/2020

ATIVIDADE: PORTFÓLIO

PRECEPTOR/SUPERVISOR RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE: Juliana Gonçalves; Alberto Lima.

No dia quatorze de Fevereiro de dois mil e vinte, a aula do PIESF inicia com uma dinâmica, a fim de instigar no aluno os interesses e as ideias em comum de cada indivíduo sobre o que esperar das futuras aulas e sobre o que realmente seriam os encontros.

“A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente”(Einstein,1930.). O trecho citado vive a ideia de um futuro que pode ser moldado devidamente como o indivíduo quiser e por mais que muitos tenham medo, o futuro deixa de ser uma ilusão a partir do momento em que a experiência se torna real. Apesar de muitos terem uma ideia diferente do que planejam passar ao longo da faculdade, alguns momentos serão de igual relevância para alguns, outros talvez não consigam levar adiante um sonho que já não está mais presente.

Assim, a dinâmica teve foi mais produtiva do que realmente pareceu, já que todos almejam algo em comum.

A anamnese poética, retoma os artistas do passado e seus texto que até hoje se mantém inteiros e atuais, a exemplo dos texto de Platão, Aristóteles e Homero.

Apesar das próximas aulas já estarem voltadas para as USF/UBS, fica a gratificação e a força de vontade passada através dos supervisores Juliana Gonçalves e Alberto Lima, responsáveis pela programação e organização de todo o projeto, tendo a certeza de que tudo ocorrerá perfeitamente.

Em breve todos da turma número cinco da Faculdade Tiradentes estão em suas USF, colocando em prática todo o aprendizado não só das palestras, mas também das aulas do currículo, a exemplo das aulas de Habilidades clínicas e Habilidades de comunicação, que somam para formar um indivíduo crítico que saiba manusear a medicina.

O portfólio mais que uma obrigação, é um método de estudo, um método de resumo que trará na memória assuntos e vivências do passado, sendo totalmente útil caso no futuro precise prestar um vestibular ou criar um artigo ao qual experiências passadas sejam necessárias e ao invés de estudar tudo mais uma vez, terá a “memória escrita” para relembrar. a sociedade hodierna vive em um tempo no qual não tem tempo, caracterizado por Bauman como a sociedade do cansaço. O impacto de uma sociedade rotineira é o monótono, por isso, o debate da aula do PIESF - Programa de integração na saúde da família, do dia vinte e um de Fevereiro de dois mil e vinte, visou a partir de uma dinâmica com os grupos da tutoria apresentar o PORTFÓLIO, e mostrar que hoje o portfólio pode ser adaptado pelo usuário de forma que fique mais agradável escrevê-lo.

logo após a formação dos grupos foi apresentado um do Hospital sírio libanês, no qual mostrava a importância do portfólio e variadas formas de manusear, podendo usa-lo em forma de diário e as varias formas de molda-lo ao gosto do individuo que irá fazer o portfolio, podendo usar imagens, desenhos, diferentes materiais de composição. Assim, ficou mais clara a usabilidade do documento e menos “demonizado”, já que alunos veteranos costumam falar muito mau a respeito. Por algo que estará sempre ao lado do profissional, o portfólio deve ser feito de maneira que trará conforto ao ser lido pelo seu próprio escritor. Assim como o escritor Nelson Rodrigues fala do ensaísta em uma passagem do livro “Inteligência com dor”. “O ensaísta escreve com para si mesmo, sem almejar direta e explicitamente a glória pública”.

Assim, o escritor do texto, no caso da frase destacada o ensaísta, deve compor-se para si próprio, visando as suas emoções que ali serão aplicadas.

Com a tarefa seguinte foi possível pensar um pouco mais a respeito do portfólio, tempo para perceber a importância que ele terá na minha vida. A discussão em grupo ajudou também a desenvolver melhor o as ideias as respeto das respostas, que precisam ser repassadas pelo classroom, sendo que elas deveriam ser escolhidas a partir de um consenso do grupo, algo que já é praticado na tutoria.

Portanto, ao final da aula foi possível compreender melhor a ideia central do PORTFÓLIO, que existe para ajudar o aluno a seguir sem deixar rastros, sendo o texto uma forma de ajudar na grande bagagem de conhecimentos que irá aderir a ele, podendo descarregar e abrir espaço para mais conhecimento. É importante também encontrar um jeito seguro de guardá-lo, já que ele será necessário no futuro.

Bons PORTFÓLIOS são bons resumos, são bons diários que com o aculmular de experiencias se tornará cada vez mais gratificante escrevê-lo, assim como nos exemplos do vídeo do Hospital Sírio libanês, relatando a felicidade e o orgulho das pessoas ao rever os seus portfólios produzidos do passado e mostrando a grande eficiência deles do presente.

Na semana seguinte, dia vinte e oito de Fevereiro de dois mil e vinte, tivemos um convidado especial, o Dr. Marcelo Padovan, médico da saúde da família, que veio esclarecer como funciona uma USF, que consiste mais do que apenas atendimento à família, eles também acompanham a família e tentam seguir um caso até a raiz social do problema, isto é, se o diagnóstico tiver haver com fundo social. A exemplo, da história por ele vivenciada, contanto que um indivíduo chegou à USF indagando de uma dor na garganta, após a anamnese, o Dr. Marcelo percebeu que a dor estava sendo causada por um fator psicossocial, após os esclarecimentos do paciente, o Dr. instigou mais até que o paciente cedeu e falou das vivências em casa, falando que sofria agressões físicas do pai, sendo que a mãe também sofria agressões físicas. Assim, foi diagnosticado que o stress ela o fator principal da dor de garganta, além disso, a equipe da USF não parou por aí, seguiram acompanhando a família até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com