TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perigo Da Automedicação

Pesquisas Acadêmicas: O Perigo Da Automedicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE ENSINO TÉCNICO MATOGROSSENSE

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

SUMARIO

INTRODUCAO

Será abordada neste contexto a automedicação.

O que leva uma pessoa a se automedicar.

As culturas que levam a este risco.

Que mal pode causar a saúde a quem faz o uso da automedicação.

Assuntos de extrema seriedade com a finalidade de levar o conhecimento do risco da automedicação ao organismo.

AUTOMEDICAÇÃO muitas vezes é vista como soluções, porque ela traz alivio imediato de sintomas como dores, febres,cólicas e muitos outros alívios imediatos,mas pode trazer conseqüências mais graves que possam imaginar.

Segundo dados do sistema nacional de informações tóxicos farmacológicos (sintox) em 2003 os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicações se tornando uns dos problemas mais graves no BRASIL e no mundo.

OS medicamentos deviam ocupar um lugar de grande ajuda na sociedade mundial, mas esta se tornando uns dos grandes problemas na saúde de todos os cidadãos mundial devido a promoção a auto medicação que esta aumentando.

Já tínhamos um conhecimento de cultura mundialmente a pratica pela maioria da população e isto só vem aprimorando com o passar dos anos graças a mídia que a cada dia coloca diante dos olhos do povo um novo medicamento prometendo alívios imediatos dos sintomas de gripes, febres e principalmente os milagrosos remédios para combater a obesidade na realidade só esta aumentando um problema que já era existente desde a antiguidade através dos famosos chás, garrafadas, tantos outros remédios que eram usados para combater as doenças de nossos ancestrais, que na realidade acabavam levando a morte devido a falta de conhecimento que existiam em cada erva usada.

E desta forma a população agora com mais informações obtidas através da mídia e suas crenças ancestrais continuam se automedicando sem conhecimentos de qual pode ser a reação de cada substancia ao seu organismo.

O medicamento devia ser administrado segundo as prescrições médicas e a dosagem determinada pelo o mesmo, mas na realidade dos fatos esta realidade não existe e por este motivo o aumento das intoxicações medicamentosas acontece a cada dia fique de olho nos sintomas da intoxicação.

SE apresentar sonolência, taquicardia, vomito, salivação aumento nas pupilas, alteração cardiorrespiratória vermelhidão, ou cianose ,procure imediatamente um médico.

Os fármacos, são, substancias químicas, e o principio ativo do medicamento como atividades biológicas utilizado com a intenção de ajudar o organismo já está pré-suposto a ter reações nas dosagens corretas prescrita pelo medico.

A final o que é automedicação?

É o simples fato de consumir medicamentos sem a prescrição médica, uma vez ingeridos, será levado ao estomago e fazendo o processo digestivo, e se espalhara pela corrente sanguínea, se orientado a cura para a patologia, não orientado pode causar danos maiores a saúde de um individuo ou até mesmo a morte.

Exemplo: em 1956 ocorreu o aumento no consumo da tatiordomida, um sedativo hipnótico popularmente conhecido como calmante. Nesta época passou a ser usado em gestante como tratamento para combater náuseas e vômitos durante a gestação.Na mesma época aumentou consideravelmente o nascimento de crianças com má formação como redução de membros, doenças cardíacas entre outras. Em, 1961 foi associado ao uso da talidomida na gestação.

Como descobrir que o remédio passou a ser veneno.

A dose é o limite entre a cura e o envenenamento, se tomar de forma inadequada pode causar até a morte neste caso a dose prescrita pelo médico é a melhor solução, e nunca tomar por conta própria sem saber qual é a dosagem correta para cada organismo nunca tome remédio com prazo de validade vencida, isso pode trazer sérios risco a saúde, pois estes podem não fazer o efeito esperado.

Gestantes não podem tomar remédio sem prescrição de seu médico isso pode prejudicar a saúde do feto.

Em crianças não se deve administrar nem um medicamento sem a devida prescrição de um medico pediatra e dependendo da patologia,um especialista, pois as crianças podem ter o organismo mais sensível.

Idosos também requerem um tratamento especial, já que o seu metabolismo é lento e a eliminação das substancia é demorada, sendo assim a fármaco permanece por mais tempo em seu organismo podendo causar sérios danos a saúde destes.

Medicamentos com maior possibilidade acidentes por automedicação.

Os antiinflamatórios são responsáveis por muitos danos a saúde: como distúrbios gastrointestinais como, diarréia, náusea, vômitos, ulcera e lesões cutâneas variadas, como urticárias e outros, distúrbios de coagulação até doenças graves que podem levar a morte.

Os esteróides anabólicos, é um subgrupo de androgênios, substancias derivadas do colesterol que imitam as testosteronas usadas em tratamento de queimaduras graves e deficiências do crescimento. Usado de forma inadequada podem provocar sérios riscos à saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com