TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ecologia Lago, A; Pádua

Trabalho Universitário: O Que é Ecologia Lago, A; Pádua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.446 Visualizações

Página 1 de 4

Lago, A; Pádua, já. O que é ecologia. São Paulo: editora brasiliense, 1984

Credenciais do Autor

Antônio Lago e José Augusto Pádua já há alguns anos tomam parte em diversas atividades do movimento ecológico. Atuaram inicialmente no grupo conservacionista carioca Campanha Popular em Defesa da Natureza, participando diretamente, mais tarde, da criação da Cooperativa Ecologista Coonatura, do Comitê de Defesa da Amazônia, da Federação Fluminense das Associações de Defesa do Meio Ambiente e do Grupo Vereda de Ecologia Política. Antônio Lago abandonou uma promissora carreira de engenheiro químico para viver os sonhos dos anos 1960. Trabalhando com teatro e dança nos Estados Unidos, foi levado a perceber a profundidade da relação homem/natureza na cultura popular afro-brasileira. Essa percepção o conduziu ao contato com as novas ideias antropológicas e filosóficas que então germinavam, e à descoberta da ecologia. Desde então seu esforço tem sido na direção de aprimorar, com corpo, emoção e pensamento, o significado pessoal dessa descoberta.

Resumo da Obra

Esta obra apresenta de maneira bastante clara e sem rodeios, o desrespeito, e a inconsciência dos humanos com a natureza, foi escrito por dois militantes ecológicos, que falar dos efeitos das agressões que são feitas ao meio ambiente, em busca de crescimento econômico em que países são classificados de acordo com sua produção material, sem levar em consideração o uso irracional da natureza, discuti sobre crescimento e desenvolvimento da sociedade, os impactos ambientais, a tecnologia, apresenta os principais pontos gerais defendidos pelos ecologistas de todo o mundo. São cheio de esperanças para a construção de um mundo melhor, em que o homem e a natureza possam viver em harmonia.

INTRUDUÇÃO

“[...] a palavra Ecologia não é usada em nossos dias apenas para designar uma disciplina científica, cultivada em meios acadêmicos, mas também para identificar um amplo e variado movimento social, que em certos lugares e ocasiões chega a adquirir contornos de um movimento de massas e uma clara expressividade política.” (p.8)

“[...] Cada vez torna-se mais claro que a crise que vivemos nos dia de hoje, e uma crise única, diferentes de todas as crises parciais que tivemos no passado, pois não apresentam questões passageiras, mais sim questões cruciais e decisivas para o futuro histórico da nossa espécie.”

“[...] A primeira delas é a de que a solução para o dilema não poderá ser encontrada através de caminhos antigos e já trilhada, mas sim de invenção de alternativas novas e radicais” pág.12

 O autor conta como o pensamento ecológico saiu do meio cientifico e se espalhou para o meio social, a chegar a forma o movimento ecológico, por grandes meios de comunicação, que não foi por acaso e sim pela variação que passa o meio ambiente, e mostrando como seu desequilíbrio afeta a vida humana, pois somos um conjunto.

O PENSAMENTO ECOLOGICO: DA ECOLOGIA NATURAL AO ECOLOGISMO

“[...] existem no quadro do atual pensamento ecológico pelo menos quatro grandes áreas, que poderíamos de Ecologia Natural, Ecologia Social, Conservacionismo e Ecologismo. As duas primeiras de caráter mais teórico-científico e as duas últimas voltadas para objetivos mais práticos da atuação social.” (págs. 13-14)

“[...] O homem é apenas uma parte dessa grande sinfonia da evolução da vida na terra. Possuindo a capacidade de entender esse grandioso processo, sendo a evolução consciente de si mesma, deveria considerar sagrada a natureza desse planeta, que é a única opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com