TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SUS e Saúde Suplementar

Por:   •  6/3/2021  •  Ensaio  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Inicialmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) é regido pela Constituição Federal, de 1988; Lei Orgânica da Saúde, lei no 8.080, de 1990; Lei Complementar no 8142, de 1990; e lei no 8698, de 1993. O Art. 196, da Constituição Federal (CF) descreve que “A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”. Esse sistema é constituído sobre princípios e diretrizes, sendo universal (atendimento para todos), integral (ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo respostas das mais simples às mais complexas) e equitativo (oferece programas e ações de acordo com as necessidades específicas). O SUS é um sistema reconhecido por muitos como uma das melhores propostas de promoção de saúde do mundo. O sistema de Saúde Suplementar, foi regulado pela Lei n 9.656, de 1998, com posterior criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a qual se tornou responsável pela fiscalizar e assegurar o cumprimento da regulamentação legal administrativa do mercado de seguros privados de saúde. Conforme o Ministério da Saúde, “Em 1998, 24,5% da população brasileira possuía um seguro de saúde – dos quais 18,4% eram planos privados e 6,1% para funcionários públicos. Essa proporção cresceu para 26% em 2008 e, em 2009, gerou rendimentos de R$ 63 bilhões (cerca de US$ 27 bilhões). Os planos privados de atenção odontológica também cresceram consideravelmente”.

Expostos esses conceitos iniciais, verifica-se que se o SUS, apesar de sua nobre intenção de dar cobertura de saúde aos cidadãos, segundo seus princípios e diretrizes, ele vem sendo comprovadamente ineficiente, tendo em vista o crescimento dos usuários do sistema de saúde suplementar. Com certeza, observa-se essa situação na prática diária de quem trabalha ou utiliza esses sistemas. Influenciado por uma gestão essencialmente política, em diversas esferas (federal, estadual e municipal), o SUS notoriamente é utilizado como meio de promoção por seus gestores, causando sofrimento aos usuários que comumente padecem nas intermináveis filas de espera pelos atendimentos e também aos trabalhadores de saúde, que laboram em más condições de trabalho, comumente com falta de recursos e materiais, bem como sofrem com a má remuneração imposta pelas esferas governamentais, através de um sistema de contratualização leonina. Não bastaste isso, essa situação não é muito diferente na saúde suplementar, ainda que mais branda. As operadoras de saúde, que obviamente visam lucro, aproveitando-se da grande ineficiência do sistema de saúde público, apesar de reajustarem periodicamente suas cobranças, frequentemente não repassam proporcionalmente aos prestadores de serviço, fazendo com que caia a qualidade dos serviços prestados ao usuário. Por outro lado, nota-se que as operadoras de saúde frequentemente se queixam da alta sinistralidade e do aumento de cobertura imposto pela ANS, através do Rol de procedimento.

Assim, diante do exposto, infere-se que tanto os sistemas de saúde público ou suplementares são fortemente influenciados pelo sistema governamental, o qual tem se mostrado ineficiente na promoção de um direito fundamental, reconhecido constitucionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com