TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teor de cloro residual de uma água

Por:   •  6/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]


Introdução

A aula prática teve como objetivo a determinação de cloretos, do cloro residual livre, da condutividade elétrica e dos resíduos secos de duas amostras de água.

Os cloretos estão presentes em todas as águas naturais em concentrações variáveis, sendo um parâmetro fundamental da determinação da concentração do ião cloro numa água não podendo ser distribuída para a rede (consumo humano ou produção alimentar) se o seu valor paramétrico for < 250mg/L.

O teor de cloro residual de uma água, permite garantir a qualidade microbiológica da desta, ou seja, se ela está em condições de uso. Após a desinfeção, a água deve conter o teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L, sendo obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L em qualquer ponto da rede de distribuição.

Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre, em qualquer ponto do sistema de abastecimento, seja de 2,0 mg/L. O cloro total é igual ao cloro livre mais o cloro composto. O cloro composto é formado por cloroaminas (mono, di e tetracloroaminas) que surgem por causa da matéria orgânica presente na água. Através do pH podemos determinar qual a forma de cloro predominante numa amostra.

A condutividade elétrica (C.E.) consiste na capacidade de uma água conduzir a corrente elétrica, expressa-se em µs/cm e está diretamente relacionada com o conteúdo de sais dissolvidos sob a forma de iões. Quanto maior a temperatura e concentração de iões dissolvidos maior a condutividade elétrica.Os fatores que podem afetar a C.E. são a natureza das substâncias dissolvidas, a sua concentração e a força iónica da água.

Com a determinação deste parâmetro controla-se a variação dos Sólidos Dissolvidos Totais, logo a C.E. está relacionada com o Resíduo seco.

O resíduo seco permite avaliar o teor total de sólidos numa água, ou seja, os sólidos dissolvidos totais mais os sólidos suspensos totais. Como uma água para consumo humano não pode apresentar sólidos em suspensão, o valor de resíduo seco vai ser igual ao total de sólidos dissolvidos, já que o valor total de sólidos suspensos é zero.

Expressa-se em ppm ou mg/L e varia de acordo com a temperatura de secagem, pelo que se deve ter em conta a sua determinação a uma temperatura fixa (110 a 1800C).

Materiais e métodos

Materiais, soluções, amostras e reagentes

4 Balões de erlenmeyer

Proveta

Água destilada

Dicromato de potássio

Solução indicadora DPD

Solução tampão EDTA

Sulfato Ferroso Amoniacal

Nitrato de prata

2 Copos de precipitação

3 Pipetas volumétricas

Pompete

Bureta

Suporte para bureta

Amostra C

Amostra F

Amostra s/ identificação (determinação cloro residual)

Condutivimetro

2 Cadinhos

Pinça

Tabela 1.Materiais, soluções, amostras e reagentes usados no procedimento laboratorial


Descrição experimental

Condutividade elétrica

Numa primeira fase, medimos 100 ml de água com a proveta e vertemos para o copo de precipitação da amostra C e amostra F respetivamente, que foram previamente identificados. De seguida, medimos a condutividade da água de cada amostra no condutivimetro.

Temperatura ( ºC )

Condutividade

Amostra C

22,1 ºC

60,4 µS/cm

Amostra F

21,9 ºC

550 µS/cm

Tabela 2 - Valores da condutividade elétrica

Resíduo seco

Primeiro, retira-mos 2 cadinhos, com a ajuda de uma pinça, da estufa, e pesamos cada um na balança de precisão. Obtemos os seguintes resultados:

Peso

Cadinho 1

45,3811 g

Cadinho 2

47,4142 g

Tabela 3 - Massa dos cadinhos usado no procedimeto laboratorial

Em seguida, procedemos à identificação de cada um dos cadinhos, sendo que o cadinho 1 ficou para a amostra C, e o cadinho 2 para a amostra F.

Posteriormente, verte-mos a água utilizada no procedimento anterior (condutividade elétrica), para cada um dos cadinhos relativos a cada amostra. De seguida, colocamos os cadinhos no…

Por fim, pesamos os cadinhos com o resíduo seco na balança de precisão e medimos a diferença:

Peso

Cadinho 1 com resíduo seco da amostra C

45,3920 g

Cadinho 2 com resíduo seco da amostra F

47,4534 g

Tabela 4 - massa dos cadinhos com o resíduo seco de cada amosta

Resíduo seco= Peso do cadinho com resíduo- peso do cadinho

Resíduo seco da amostra C= 0.0109 g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com