TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você precisa saber sobre o câncer

Seminário: O que você precisa saber sobre o câncer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  Seminário  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

- O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CÂNCER

Nos últimos cem anos, o ser humano tema sido exposto a uma quantidade cada vez maior de inúmeros compostos químicos novos (resultantes da atividade industrial), amplamente distribuídos no ambiente e capazes de induzir danos ou lesões no material genético.

O corpo humano contém trilhões de células agrupadas para formar tecidos, como os músculos, ossos e pele. A maioria das células normais cresce, se reproduz e morre em resposta aos sinais internos e externos ao corpo. Se esses processos ocorrerem de modo equilibrado e de forma ordenada, o corpo permanece saudável executando suas funções normais. No entanto, uma célula normal pode tornar-se uma célula alterada e isso ocorre quando o material genético é danificado.

Material genético é toda a informação contida nos genes, formados pelo ácido desoxirribonucléico ou DNA e localizados no núcleo celular. Os genes são responsáveis pela produção de todas as nossas proteínas, que determinam tudo, isto é, desde a estrutura à função do nosso corpo, bem como o comportamento e aparência normal das células, além de conferir todas as características físicas únicas que formam o conjunto de cada indivíduo.

A partir do momento em que uma célula carrega uma lesão em seu material genético (DNA), ela passa a ser uma célula alterada, sendo denominada mutada. Uma vez lesado o DNA, o corpo consegue, quase sempre, promover o reparo desses danos através de eficientes mecanismos que recompõem as atividades celulares. Com o passar dos anos as alterações que não foram reparadas vão se acumulando e, eventualmente, podem levar à perda de controle dos processos vitais da célula, uma vez que a célula mutada não mais obedece aos sinais internos. Deste modo, a célula mutada passa a agir independentemente em vez de cooperativamente, dividindo-se de modo descontrolado, até formar uma massa celular denominada tumor.

Um tumor é denominado benigno quando ele não invade os tecidos vizinhos ou se transloca, via sangüínea, para outros locais. Esses tumores são quase sempre facilmente removidos cirurgicamente.

1. O Que É Câncer e Quais as suas Causas? Por outro lado, se as células tumorais crescem e se dividem, invadindo outros locais, são denominadas malignas ou cancerosas. Essas células podem ter a habilidade de se espalhar pelos tecidos sadios do corpo, por um processo conhecido como metástase, invadindo outros órgãos e formando novos tumores.

Portanto, o câncer pode ser definido como uma doença degenerativa resultante do acúmulo de lesões no material genético das células, que induz o processo de crescimento, reprodução e dispersão anormal das células (metástase).

Existem aproximadamente 200 tipos diferentes de câncer, muitos deles curáveis, se detectados precocemente. Três são as principais categorias dos cânceres conhecidos: carcinomas, sarcomas, leucemias e linfomas. Os carcinomas incluem os cânceres que se originam de células que formam a epiderme - tal como o câncer de pele - ou tecidos que revestem os órgãos internos, por exemplo o carcinoma de pulmão ou, ainda, formam as glândulas, como no caso do câncer de mama. Os sarcomas, por sua vez, representam os cânceres que se originam dos tecidos conectivos como os ossos e cartilagens (osteossarcoma ou câncer do osso) ou tecidos musculares (rabdomiossarcoma ou tumor maligno do músculo esquelético).

As leucemias e os linfomas estão relacionados, respectivamente, aos cânceres originados das células formadoras do sangue e das células do sistema imunológico ou de defesa. Como exemplo de leucemia, temos a leucemia granulocítica que é o câncer das células brancas do sangue; e de linfoma, o câncer que acomete os linfonodos, denominado linfoma de Hodgkins.

O câncer constitui importante causa de mortalidade em todo o planeta, sendo a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Sabe-se hoje que cerca de 1% de todos os cânceres são de origem hereditária e 16% são atribuídos a agentes infecciosos . Contudo, existem evidências substanciais de que na origem de 80 a 90% de todos os tipos de cânceres haja o envolvimento dos agentes ambientais representados por compostos químicos oriundos do tabagismo, alcoolismo e infecções parasitárias e, principalmente da dieta alimentar, bem como de agentes físicos representados pela luz ultra-violeta ou solar, causa principal do câncer de pele. Assim sendo, as medidas preventivas devem incluir mudanças no estilo de vida.

Alguns indivíduos estão geneticamente predispostos a desenvolver um tipo particular de câncer em algum estágio de suas vidas, independente da ação do ambiente. Esses são ditos suscetíveis ou predispostos. No entanto, pessoas que herdaram um gene mutado, podem não desenvolver a doença. Existem hoje testes e medidas preventivas eficazes no aconselhamento de pessoas que possuem histórico familiar de câncer.

Em muitos casos, os sintomas do câncer só aparecem após a doença ter se instalado. Embora o corpo humano possua mecanismos de defesa naturais, nosso estilo de vida e hábitos nocivos à saúde podem suplantar a capacidade desses mecanismos de defesa da célula contra a mutação. No entanto, cada um de nós deve ter em mente de que nunca é tarde para melhorar nossos hábitos de vida. Tal atitude ajudará a reduzir as chances de desenvolvimento do câncer e melhorar sobremaneira, outros aspectos da saúde. Além disso, exames preventivos devem ser realizados periodicamente, para aumentar a chance de diagnóstico precoce (ou seja, de se descobrir uma lesão cancerosa ainda na fase inicial). Por exemplo, exame de próstata, Papanicolaou, mamografia. (Uma lista desses exames é fornecida no final deste manual).

A mutação genética pode ser causada por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com