TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UM TEMA QUE PRECISA OLHARES ESPECIAIS

Dissertações: ALFABETIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UM TEMA QUE PRECISA OLHARES ESPECIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 3

2. JUSTIFICATIVA 3

3. OBJETIVOS 5

3.1 GERAL 5

3.2 ESPECÍFICOS 5

4. METODOLOGIA DA PESQUISA 5

5. RESULTADOS E DISCUSÃO...........................................................................6

6. CRONOGRAMA 7

REFERÊNCIAS 7

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O presente trabalho tem como tema central a alfabetização na educação infantil. Investigar como o professor que atua com criança até os seis anos, pode oferecer um espaço de leitura e escrita em sua sala de aula.

O primeiro passo para incentivar a escrita é estimular os alunos a leitura e garantir as competências básicas aos alunos, inclusive à construção inicial da base alfabética, ou seja, que enfatize o processo da codificação e decodificação da escrita. Tratar leitura e escrita como conteúdo central em todos os estágios é a maior garantia de sucesso que as escolas podem ter para inserir os estudantes na sociedade.

Ao invés de centralizar a atenção na grafia de letra ou palavras, é preciso encarar a alfabetização como um domínio mais amplo, com atividade prevista de acordo com os resultados de estudo sobre o desenvolvimento infantil.

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vinda, portanto, e fundamental que os educadores assumam seu papel de mediador, o professor mediador e aquele que leva os alunos a pesquisar, refletir, imaginar e criar, a sala deve ter livros, cartazes com listas, nomes e texto elaborados pelos alunos.

Sabe-se que o segredo da alfabetização é a leitura, e escrever é decorrência desse conhecimento. Não se pode escrever para depois ler; é o inverso, primeiro o aluno se familiariza com os vários tipos de texto, lê, e depois escreve.

Os pequenos, ante mesmo do Ensino Fundamental, devem ter acesso tanto a atividades de introdução ao sistema alfabética e suas combinação a alfabetização, como também práticas social de uso da leitura e da escrita o letra mento. Essa duas práticas, embora distintas, devem se fundir para que o aluno possa adquirir uma alfabetização plena.

2. JUSTIFICATIVA

Embasado nos resultados da pesquisa realizada em, 2010, uma parte significativa dos alunos ainda chegam ao 2ano sem construírem as capacidades básicas de leitura e escrita. Portanto, o governo junto com a secretaria de educação deve atuar no presente, preparando para o futuro, oferecendo apoio material, metodológico e de formação permanente aos professores das series iniciais. Sabe-se que há muito por ser feito, no entanto o caminho percorrido e a mais segura para podermos chegar ao nosso destino, que e, oferecer a todas as crianças do Brasil ensino de qualidade.

Na Educação infantil, pode-se trabalhar de forma prazerosa, pois esse ambiente precisara muito do lúdico para que a aprendizagem aconteça. Como oferecer, então, a alfabetização para os pequenos?Crianças da faixa etária dos 4 aos 6 anos, da educação infantil, evoluem rapidamente em direção ao nível alfabético quando são orientadas por meio de práticas lúdicas e adequadas, estimular as curiosidades dos alunos de forma que eles busque respostas e com isso aprendam.

O problema não esta nas teorias ou nas praticas, mas si nas metodologias, porque as escolas, este ainda enraizado com o método tradicional de alfabetizar os alunos, o de decorar o alfabeto sem conteúdo, portanto as crianças não encontram interesse nenhum nas letras, pois para elas não tem significado o que esta aprendendo. Os educadores precisam ter consciência que a escrita e um processo continuo e que nele podem estar incluídos desafios possíveis para a criança. E que por meio da superação desses desafios e que elas se desenvolvem e pode avançar ainda mais em seus conhecimentos e competência.

Os professores principalmente dos anos iniciais da educação infantil, precisa saber que uma criança deve agir que a aprendizagem se realiza através da relação do sujeito com o meio e que a repetição nada tem a ver com aprendizagem.

Um estágio onde a criança se transformar gradualmente através da experiência, estabelecer semelhança e diferenças e o objetivo da educação. O profissional deve, portanto no seu planejamento representar um ato de precisão diante das condições existentes, como interdependência complexa das mudanças biológicas e socioculturais que intervêm no desenvolvimento da criança. (RIVEIRO, 1996).

Se a Educação Infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e compreender a escrita, no final dessa etapa eles estaram naturalmente alfabetizado.

As atividades oferecidas devem ter por objetivo proporcionar oportunidade de contato com diferentes textos, imprescindíveis para que os mesmos se tornem leitores e escritores, habilidades necessárias ao seu processo de desenvolvimento integral.

(...) Eu educo hoje com valores que recebi ontem, para pessoas que são o Amanhã. Os valores de ontem, os conheço. Os de Hoje, percebo alguns. Dos de Amanhã, não sei. Se só uso os de hoje, não educo: complico. Se só uso os de Ontem, não educo: condiciono. Se só uso os de Amanhã, não educo: Faço Experiências à custa das crianças. Se usar os três, sofro, Mas Educo (...).

3. OBJETIVOS

Apresentar as alterações expressivas no atendimento às crianças na educação infantil anos iniciais e ensino fundamental no setor da alfabetização. Mostrando o que deve ser modificado, mudado ou melhorado nas escolas.

3.1 GERAL

Assegurar aos alunos da educação infantil o sucesso escolar, através da construção conceitual sistematização e aplicabilidade dos conhecimentos, utilizando intervenções pedagógicas, contidas em uma estrutura que respeite o desenvolvimento com as especificidades de cada criança.

3.2 ESPECÍFICOS

• Possibilitar a aquisição das habilidades para o desenvolvimento das crianças;

• Possibilitar a aquisição das habilidades e ou competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com