TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Poliomielite

Artigo: O que é Poliomielite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Artigo  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Poliomielite?

Sinônimos: Paralisia infantil

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

Causas

A poliomielite é uma doença causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).

Os fatores de risco incluem:

Exposição à pólio sem imunização

Viagem a áreas que passaram por surtos de pólio

Em áreas onde há um surto, as pessoas que têm mais chance de contrair a doença são crianças, mulheres grávidas e idosos. A doença é mais comum no verão e no outono.

Entre 1840 e 1850, a pólio foi uma epidemia mundial. A partir do desenvolvimento das vacinas contra a pólio, a incidência da doença diminuiu muito. A pólio foi extinta em vários países. Houve muitos poucos casos de pólio no hemisfério ocidental desde o fim dos anos 70. As crianças americanas são vacinadas rotineiramente contra a doença.

Ainda ocorrem surtos em países desenvolvidos, normalmente em grupos de pessoas que não foram vacinadas. A pólio normalmente ocorre quando alguém viaja a alguma região onde a doença é comum. Graças a uma grande campanha de vacinação global nos últimos 20 anos, a pólio só existe em alguns países da África e da Ásia.

Exames

O médico pode encontrar sinais de irritação nas meninges (similar à meningite), como rigidez no pescoço ou nas costas e dificuldade para dobrar o pescoço. A pessoa também pode ter dificuldade para levantar a cabeça ou as pernas quando está deitada de costas, e seus reflexos podem estar anormais.

Os exames incluem:

Exame de rotina de cultura do líquido cerebrospinal

Teste dos níveis de anticorpos contra o poliovírus

Culturas virais de fluidos da garganta, fezes ou líquido cerebrospinal (LCR)

Sintomas de Poliomielite

Existem três padrões básicos de infecção por pólio: infecções subclínicas, não paralíticas e paralíticas. Aproximadamente 95% das infecções são subclínicas, que podem não ter sintomas.

Infecção subclínica

Desconforto geral ou ansiedade (malestar)

Dor de cabeça

Garganta vermelha

Leve febre

Dor de garganta

Vômitos

As pessoas com infecção subclínica de pólio podem não ter sintomas ou seus sintomas podem durar 72 horas ou menos.

A poliomielite clínica afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e se divide nas formas paralítica e não paralítica. Ela pode ocorrer após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com