TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a infecção pelo vírus Ebola

Ensaio: O que é a infecção pelo vírus Ebola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Ensaio  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a infecção pelo vírus Ebola?

A febre hemorrágica Ebola é a doença humana provocada por um vírus do gênero ebolavirus, popularmente conhecido como vírus Ebola. Trata-se de doença altamente contagiosa, que exige medidas especiais de proteção porque é uma das doenças mais mortais que existem. O vírus surgiu pela primeira vez em 1976, em uma região situada próximo ao Rio Ebola, no oeste da África, de onde vem o nome da doença.

Como se contrai a infecção pelo vírus Ebola?

Geralmente uma pessoa se infecta quando entra em contato com sangue ou fluidos corporais de outra pessoa ou animal infectado (macaco, porco, algumas espécies de morcegos, antílopes e porcos-espinhos). Mesmo pessoas já mortas em decorrência do vírus podem transmiti-lo. As pessoas que sobrevivem à doença continuam a transmiti-la por dois meses, por via sexual. No entanto, a doença não é transmitida por via aérea de forma natural, mas por partículas ou secreções eventualmente expelidas por ela. Por isso, os agentes de saúde frequentemente são infectados enquanto tratam pacientes com Ebola.

Quais são os principais sinais e sintomas da infecção pelo vírus Ebola?

Em geral, a incubação é de oito a dez dias, mas esse período pode ser de até vinte e um dias e então os sintomas principais começam abruptamente. São eles: febre, fadiga, dores musculares e articulares, dores abdominais, de garganta e de cabeça. Em seguida vêm náuseas, vômitos, diarreia e rápida insuficiência hepática e renal. Durante esta fase, algumas pessoas começam a sofrer hemorragias. Menos comumente, podem ocorrer exantemas, dor no peito, falta de ar, soluços e dificuldades de engolir. Todas as pessoas infectadas sofrem uma coagulopatia que leva a uma fase hemorrágica grave, com seus sintomas próprios: olhos avermelhados, presença de sangue na tosse, vômitos e fezes, hemorragias na pele, mucosas, nariz, vagina, gengivas, etc.

Como o médico diagnostica a infecção pelo vírus Ebola?

No início, os sintomas não são específicos, dificultando o reconhecimento da enfermidade. Além dos sintomas, o diagnóstico depende de uma análise de sangue para detectar a presença de anticorpos, de DNA do vírus ou o próprio vírus. O diagnóstico também deve levar em conta a história médica da pessoa, em particular se ela vive ou viajou para regiões onde a doença se manifesta, muitas vezes em surtos, como na África subsaariana.

Como o médico trata a infecção pelo vírus Ebola?

Ainda não existe tratamento específico para o vírus Ebola. O tratamento de suporte envolve principalmente a reidratação venosa, o controle da dor, da febre e dos outros sintomas e a possível prevenção de complicações. O tratamento deve visar especialmente manter os níveis de oxigenação e pressão sanguínea dos pacientes e tratar quaisquer infecções intercorrentes.

Como evolui a infecção pelo vírus Ebola?

Os sintomas iniciais podem se assemelhar aos de outras doenças tropicais, como a malária ou dengue, por exemplo, mas a infecção pelo vírus Ebola tem uma taxa de mortalidade muito alta, de cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com