TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tratamento da fibromialgia

Artigo: O tratamento da fibromialgia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  385 Visualizações

Considerações Finais

Há razões para sermos otimistas quanto ao tratamento da Fibromialgia. A ciência garante que está cada vez mais perto do enigma ser desvendado. O maior problema enfrentado pelos Reumatologistas é que pouco se sabe sobre os mecanismos da dor crônica, pois ela não possui manifestações inflamatórias ou auto-imunes, o que dificulta o tratamento.

O caminho Holístico é a maneira mais eficiente na busca pela melhora da qualidade de vida desses indivíduos. A integração de diversas terapias, envolvendo diferentes áreas como a Educação Física, Psicologica, Psiquiatrica, Nutrição, Fisioterapia, Farmacologia e terapias alternativas, tem sido o principal meio para minimizar os sintomas.

Os pacientes devem ser cuidados de forma individual e sempre levar em consideração a interação mente e corpo.

Com relação ao sintoma principal, dor difusa, ela pode ser aliviada com analgésicos, porém esse tratamento tem se mostrado, em muitos casos, pouco eficientes assim como os antiinflamatórios. Os medicamentos neuropáticos também fazem parte dos farmacológicos, entretanto pouco se sabe, sendo necessário mais estudos. Quanto aos que afetam os receptores de serotonina e noradrenalina (antidepressivos), esses sim, parecem demonstrar efeitos mais consistentes na diminuição da dor, além de colaborarem com a melhora do sono (LAWRENCE e LEVENTHAL 1999).

A prática de exercícios se mostrou eficiente trazendo, além de todos os benefícios que já conhecemos, melhoras no sono e na dor difusa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com