TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O índice de hemodíris

Tese: O índice de hemodíris. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Velocidade de Hemossedimentação

Existem, atualmente, vários métodos laboratoriais para verificar a existência de marcadores de resposta inflamatória. A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um teste simples e de baixo custo que tem sido usado, há mais de meio século, com este objetivo.

A velocidade de hemossedimentação (VHS) mede o grau de sedimentação de glóbulos vermelhos em uma amostra de sangue durante um período específico. O VHS apesar de ainda ser usado rotineiramente na prática clínica, o exame apresenta poucas indicações precisas devido à baixa sensibilidade e especificidade, porém costuma ser o primeiro indicador de doença quando outros sinais químicos e físicos estão normais.

O exame consiste na medida da altura da camada de hemácias de uma amostra de sangue venoso colhido com anticoagulante que se sedimenta em um tubo de vidro graduado num determinado período de tempo. Porém, vários fatores podem afetar o resultado da VHS, produzindo tanto resultados falso-positivos como falso-negativos, levando à dificuldades diagnósticas ou a investigações subsequentes caras e desnecessárias. Ainda assim, esse pode ser um exame útil, quando bem indicado.

Mecanismos de Sedimentação das Hemácias

A sedimentação eritrocitária depende da agregação das hemácias e da formação de rouleaux (figura baixo). Quando as hemácias se agregam ao longo de um mesmo eixo formando rouleaux, o peso da partícula aumenta em relação à sua superfície, aumentando sua densidade e promovendo uma sedimentação mais rápida. A formação de rouleaux é limitada pela carga negativa das hemácias que tendem a se repelir.

Hemácias de perfil, formando rouleaux.

Numerosas macromoléculas plasmáticas, dentre elas várias proteínas, são carregadas positivamente e, assim, são capazes de neutralizar a carga da superfície eritrocitária, levando à maior agregação das hemácias e à consequente formação de rouleaux. Quanto maior e mais assimétrica for a macromolécula, maior seu poder de promover agregação eritrocitária. Assim, dentre as proteínas plasmáticas, o fibrinogênio produz o maior efeito agregante, seguido das globulinas e da albumina.

Hemácias macrocíticas apresentam uma diminuição da relação superfície/volume da hemácia, o que reduz sua carga elétrica em relação à sua massa, facilitando a agregação. Desta forma, hemácias macrocíticas sedimentam-se mais rapidamente, enquanto as microcíticas sedimentam-se mais lentamente. Hemácias com formas irregulares (poiquilócitos) impedem a formação adequada de rouleaux, diminuindo a VHS.

normais macrocíticas microcíticas poiquilocíticas poliglobulia

Valores de referência de VHS

O VHS normal varia de 0 a 10 mm/hora em homens e de 0 a 15 mm/hora em mulheres

 

Indicações para o uso da VHS

A VHS nunca deve ser usada para rastreamento de doenças em pacientes assintomáticos ou com sintomas inespecíficos. Apesar de, na prática clínica, ainda ser muito usada com esta finalidade, vários estudos estabeleceram que a VHS apresenta valor limitado nestas situações.Testes de rastreamento necessitam de boa especificidade e sensibilidade para que tenha um custo-benefício favorável, o que não ocorre com a VHS. Na maioria das vezes em que se observa aumento da VHS, sem qualquer outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com