TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DE CÉLULA VEGETAL: EPIDERME DE CEBOLA

Monografias: OBSERVAÇÃO DE CÉLULA VEGETAL: EPIDERME DE CEBOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  17.667 Visualizações

OBSERVAÇÃO DE CÉLULA VEGETAL: EPIDERME DE CEBOLA

1. INTRODUÇÃO

As células apresentam formas alongadas e achatadas, foram observadas três estruturas: forma, tamanho e espessura. Observou-se que a célula da epiderme de cebola, apresentou-se parede celular, citoplasma e núcleo periférico, e sendo assim o vacúolo é limitado por membrana mais delgada e suas paredes ficam protegidas.

2. OBJETIVOS

A seguinte prática tem como objetiva demonstrar nosso conhecimento sobre a célula vegetal observada, suas formas, posições, funções e características durante a coloração e observação.

3. MATERIAL

* Microscópio óptico

* Bulbo de cebola (Allium cepa)

* Lâminas e lamínulas

* Orceína acética

* Solução aquosa de azul de metileno

4. PROCEDIMENTOS

Retirou-se a derme de cebola. Espalhou-se sobre a lâmina o material coletado (derme de cebola). Com a coloração de azul de metileno clorando o núcleo e seus componentes e observados com a objetiva de 10x.

5. RESULTADOS

A derme da cebola após ser preparada na lâmina, observou-se que suas formas são alongadas e achatadas e seu núcleo nem sempre é central, é mais periféricos devidos os vacúolos nela encontrada. Suas paredes laterais são duplas, apesar de não visualizar, por serem divididas em membranas de espessuras muito finas.

OBSERVAÇÕES

Na coleta realizada observou-se que a célula de cebola é revestida por uma membrana na face interna da parede celular, protegendo-a que seu núcleo é periférico devido aos seus vacúolos.

CONCLUSÃO

Conclui-se por meio desta prática que através das células observadas na derme de cebola, apresentam formas alongadas e achatadas, virmos também sua forma de proteção através de suas membranas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com