TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vizualização Da Epiderme Da Cebola

Monografias: Vizualização Da Epiderme Da Cebola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 4

Observação microscópica da epiderme da cebola

1. Índice

1. Índice

2. Objetivo

3. Introdução

4. Material / Reagentes

5. Procedimento Experimental

6. Resultados 6

7. Discussão dos Resultados

8. Conclusão

9. Bibliografia

2. Objetivo

Este trabalho experimental relativo à observação de células da epiderme do bolbo da cebola teve como objetivos conhecer a constituição da célula eucariótica vegetal, possibilitar a identificação de diferentes estruturas celulares da célula vegetal, e verificar que os diferentes corantes atuam de modo diferente sobre as estruturas celulares.

3. Introdução

O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresenta túnicas carnudas e sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja, uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme será o nosso objeto de observação microscópica.

A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. Existem

Dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num

compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática. É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais e as células vegetais. As células vegetais possuem organelas similares aos das células animais, no entanto possuem organelas únicas como a parede celular, os plasmodesmas, os cloroplastos e possuem vacúolos que embora em número inferior as das células.

animais são de dimensões maiores. A figura abaixo esquematiza as principais diferenças entre a célula eucariótica animal e a célula eucariótica vegetal.

3. Material

Material Reagentes / Material Biológico

- M.O.C. – Soluto de Lugol.

- 2 Agulhas de dissecção

- 2 Lâminas / 2 Lamela

- Bisturi – Cebola

- Papel de filtro – Água destilada

- Pinça

- 3 Conta-gotas

4. Procedimento Experimental

A partir de um quarto do bolbo da cebola, retirei, com o auxílio da pinça, uma porção da película da epiderme interna no vidro de relógio coloquei um pouco de água e coloquei rapidamente as películas que obtive de forma a evitar o seu enrolamento coloquei numa lâmina e distendi sobre ela a película da cebola e.

adicionei com uma gota de água, sendo este o meio de montagem. Cobri cuidadosamente com uma lamela observei a preparação ao microscópio utilizando a objetiva de menor poder ampliador, seguida das restantes objetivas. Coloquei, ao longo do bordo da lamela, duas gotas de soluto de Lugol do lado oposto àquele em que coloquei o corante, absorvi com um papel de filtro o excesso de soluto de Lugol para que o soluto atravessasse toda.

a preparação (método de irrigação ou capilaridade) Procedeu á observação da preparação no M.O.C., utilizando a objetiva de menor ampliação, seguida das restantes objetivas.

Célula da epiderme da cebola (parede celular, citoplasma e núcleo).

Adicionado corante lugol sobre a epiderme da cebola.

5. Resultado

Obtivemos os resultados esperados, concluímos a experiência com êxito sem dificuldades na parte do procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com