TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OK To Soando

Monografias: OK To Soando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Caros leitores. Estou de volta com a última parte desta série, onde falarei sobre Normalização.

Normalização é um processo baseado nas chamadas formais normais. Uma forma normal é uma regra de deve ser aplicada na construção das tabelas do banco de dados para que estas fiquem bem projetadas. Segundo autores, existem 4 formas normais. Neste artigo vou falar sobre as 3 primeiras, sendo as principais.

Com o banco de dados construído, devem-se aplicar as 3 formas normais em cada tabela, ou grupo de tabelas relacionadas. As formas têm uma ordem e são dependentes, isto é, para se aplicar a segunda norma, deve-se obrigatoriamente ter aplicado a primeira e assim por diante.

Então, vamos às normas:

1 Forma Normal: Verificação de Tabelas Aninhadas.

Para uma tabela estar na primeira forma normal ela não deve conter tabelas aninhadas. Um jeito fácil de verificar esta norma é fazer uma leitura dos campos das tabelas fazendo a pergunta: Este campo depende de qual?.

Vamos exemplificar, com a tabela Venda. Este é o esquema relacional da tabela:

Venda(Codvenda, Cliente, Endereco, Cep, Cidade, Estado, Telefone, Produto, Quantidade, Valorunitario, Valorfinal).

O raciocínio é o seguinte: A tabela Venda, deve armazenar informações da venda. Pois bem, verificando o campo Cliente, sabemos que ele depende de CodVenda, afinal para cada Venda há um cliente. Vendo o campo Endereço, podemos concluir que ele não depende de Codvenda, e sim de Cliente, pois é uma informação referente particularmente ao cliente. Não existe um endereço de venda, existe sim um endereço do cliente para qual se fez a venda. Nisso podemos ver uma tabela aninhada. Os campos entre colchetes, são referentes ao cliente e não á venda.

Venda (Codvenda, [Cliente, Endereço, Cep, Cidade, Estado, Telefone, Produto, Quantidade, Valorunitario, Valorfinal).

A solução é extrair estes campos para uma nova tabela, adicionar uma chave-primária à nova tabela e relaciona-la com a tabela Venda criando uma chave-estrangeira.

Ficaria desta forma:

Cliente (Codcliente, Nome, Endereço, Cep, Cidade, Estado, Telefone).

Venda (Codvenda, Codcliente, Produto, Quantidade, Valorunitario, Valorfinal).

Agora aplicamos novamente á primeira forma normal as 2 tabelas geradas. Uma situação comum em tabelas de cadastro é o caso Cidade-Estado. Analisando friamente pela forma normal, o Estado na tabela Cliente, depende de Cidade. No entanto Cidade, também depende de Estado, pois no caso de a cidade ser Curitiba o estado sempre deverá ser Paraná, porém se o Estado for Paraná, a cidade também poderá ser Londrina. Isso é o que chamamos de Dependência funcional: é onde aparentemente, uma informação depende da outra. No caso Cidade-Estado a solução é simples:

Extraímos Cidade e Estado, de Cliente e geramos uma nova tabela. Em seguida, o mesmo processo feito anteriormente: adicionar uma chave-primária à nova tabela e relaciona-la criando uma chave-estrangeira na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com