TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organismos Do Solo

Artigos Científicos: Organismos Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  3.946 Visualizações

Página 1 de 5

1. Quais os principais grupos de organismos do solo?

R: : Microrganismos: bactérias, fungos e algas

Microfauna: protozoários, nematóides

2. O que é uma população autóctone? E alóctone? O que as caracterizam?

1. R: São seres naturais daquele local

E alóctone? Originado de outro local, diferente de onde vivem.

3. Caracterize os grupos de microrganismos que habitam o solo.

R: Microrganismos: bactérias, fungos e algas

Microfauna: protozoários, nematóides

Mesofauna: ácaros e colembolas

Macrofauna: minhocas, cupins, formigas e besouros

3. Identifique as formas mais comuns das bactérias que habitam o solo, usando o termo científico para descrever a morfologia celular.

R: : as formas celulares mais comuns são bacilos, cocos e espirilos

4. Descreva a estrutura e a função de cada estrutura da célula bacteriana, indicando quais as estruturas que estão presentes em todas as bactérias e quais estão presentes em certas bactérias.

R: R: membrana citoplasmática: transporte de solutos, produção de energia por transporte de e- e fosforilação oxidativa. Parede celular: revestimento da célula. Bactérias gram positivas. Flagelo: locomoção. Pili ou fimbrias: presentes nas gram - serve como porta de entrada de material genético durante a conjugação bacteriana. Citoplasma: local onde ficam os grânulos. Ribossomos: função na síntese de proteínas.

5. Como as bactérias obtêm os nutrientes solúveis do ambiente solo? Como eles fazem isso?

R:

6. Contraste a estrutura de uma bactéria Gram positiva com outra Gram negativa.

R: Nas bactérias gram-negativas, a parede celular está composta por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente: lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo. Gram positiva camada única

A principal diferença e a presença do peptídeo glicano nas gram -

8. O que são plamídeos? Qual seria a significância ecológica da presença de

plamídeos em bactérias?

1. R: Os plasmídeos são pequenos fragmentos de DNA bacteriano de forma circular. Podem ser modificados por adição de novos fragmentos de DNA e são facilmente inseridos em bactérias, sendo utilizados para o transporte de DNA para o interior de células alvo (vetores). utilizados como vetores eles são mais resistentes a antibióticos.

9. Liste três grupos de bactérias fotolitotróficas e três do grupo quimiolitotróficos.

Mostre como elas obtêm energia e de carbono para o crescimento.

R: quimioautótrofo=O organismos quimioautótrofos ou quimiolitótrofos são aqueles capazes de utilizar composto inorgánico|compostos inorgánicos]] reduzidos como substratos para a metabolismo respiratório. É uma faculdade exclusiva da bactérias conhecido com o nome de quimiosíntesis.

Os organismos fotoautótrofos utilizam a energia da luz solar para fixar o dióxido de carbono (CO2); este é combinado com água (H2Ou) formando PGAL(fosfogliceraldehido). Esta molécula usa-se para sintetizar diversas moléculas orgânicas, começando pela glucosa; usadas nos processos celulares tais como biosíntesis (processos anabólicos) e respiração celular.

10. Contraste os tipos de energia metabólica apresentada pelas bactérias aeróbias obrigatórias, anaeróbias obrigatórias e as anaeróbias facultativas. Que tipo de microclima exige cada um desses grupos que habitam o solo?

1. R: bactérias aeróbias obrigatórias(só sobrevivem se houver oxigênio), anaeróbias obrigatórias( morrem na presença de oxigênio) e as anaeróbias facultativas( toleram presença de O2). Que tipo de microclima exige cada um desses grupos que habitam o solo?(As anaeróbias estão presentes em locais de maior profundidade no solo, que normalmente há uma maior presença de umidade e as aeróbias estão na parte superior do solo onde há presença de ar.

11.Qual o papel das bactérias na ciclagem de nutrientes e na formação do solo?

R: As bactérias desempenham papel importante na decomposição de resíduos orgânicos e na formação do húmus existente no solo.

12.Discuta cada grupo de microrganismos do solo quanto à distribuição e

abundância, influências ambientais, atividades e funções.

R:

13.Discutir sobre as espécies mais comuns de bactérias (incluindo actomicetos e cianobactérias) e fungos, presentes no solo e suas importâncias.

R: A maioria das bactérias do solo é heterotrófica, e os bacilos esporulados são comuns. Espécie de Bacillus, Clostridium, Arthrobacter, Pseudomonas, Rhizobium, Azotobacter e Nitrobacter geralmente estão presentes. Bactérias actinomicetes, incluindo espécies de Nocardia, Streptomyces e Micromonospora- em milhões por grama- estão presentes nos solos quentes e secos.

As cianobactérias são as bactérias fotossintéticas produtoras de oxigênio, desempenham um papel chave na transformação das rochas para os solo. Elas podem crescer na superfície das rochas recentemente expostas e suas células acumulam-se como depósitos orgânicos.

Centenas de diferente espécies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com