TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação sobre prevenção e gestão da saúde

Projeto de pesquisa: Orientação sobre prevenção e gestão da saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE I

Manual de Prevenção e Orientação em Saúde

INTRODUÇÃO

A “vigilância epidemiológica” tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças ou agravos, bem como dos seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou população determinada. Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se em importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas correlatas.

Desta forma podemos descrever as funções da vigilância epidemiológica: Coleta de dados; processamento de dados coletados; análise e interpretação dos dados processados: recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle indicadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações pertinentes.

Vigilância Sanitária pode ser compreendida, hoje, como um conjunto integrado de ações legais, técnicas, educacionais, informativas, de pesquisa e de fiscalização, que exerce o controle sanitário das atividades, dos serviços e da cadeia de produção e de consumo, de potencial risco à saúde e ao meio ambiente, visando a proteção e a promoção da saúde da população.

É estritamente vinculada à prática de fiscalização, ainda hoje restringe a compreensão de suas diversas ações, conferindo matizes de redução ao âmbito do controle sanitário ao excluir seus integrantes de informação e educação sanitárias. Conforme Costa (2000).

Foi realizado através de uma pesquisa descritiva no bairro da Cohab desta cidade de Tucuruí, com mulheres em idade fértil de 10 a 49 anos, com o objetivo de compreender a situação das mesma no que diz respeito as informações relevantes que possibilitem entender as condições que elas se encontram, relacionados as doenças de saúde pública.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada em embasamento descritivo, de caráter qualitativo e quantitativo. Foram entrevistadas 20 mulheres entre 10 a 49 anos no bairro da Cohab no decorre do ano (2012), utilizando questionários contendo 10 perguntas discursivas referentes a saúde das mesmas no período de fertilidade, tendo como objetivo a elaboração de um inquérito epidemiológico sobre essas mulheres.

Gráfico1:Estado Civil e quantidade de filhos das mulheres pesquisadas em período fértil de 10 a 49 anos.

Há mulheres que, além de trabalhar fora, cuidam sozinhas de toda a família.

As conquistas femininas superaram asbarreiras culturais. Muitas mulheres passaram a exercer profissões antes consideradas próprias do universo masculino, este é o caso de algumas das entrevistadas, onde uma delas é motorista de ônibus em uma empresa da cidade e outra é operadora de guindaste.

Como podemos observar através deste gráfico, 85% das mulheres entrevistas são casadas e 15% delas têm filhos que varia de 1 a 4 filhos.

Sendo que, 15% são solteiras e 15% também têm filhos, decorrente da relação conjugal não ter dado certo cada uma delas tiveram 1 filho e a criança mora com as mães e seus familiares “avos e tios”. Situação esse que se repeti cada vez, mas em nosso país, infelizmente.

Gráfico2: Condições de Moradia

O Direito à moradia é parte do direito a um padrão de vida adequado. Ou seja, não se resume a apenas um teto e quatro paredes, mas o direito de toda mulher, homem, jovem e criança de ter acesso a um lar e a uma comunidade seguros para viver em paz, com dignidade e saúde física e mental.

O Direito à moradia adequada se tornou um direito humano universal, aceito e aplicável em todas as partes do mundo como um dos direitos fundamentais para a vida das pessoas. ConformeDeclaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

Em conformidade com o gráfico acima que mostra de forma clara 85% das mulheres moram em casa própria e 15% em casa de aluguel ou cedida por parentes,95% o banheiro é interno e somente 5% o banheiro ainda é instalado na parte externa da casa. Sendo este um percentual considerado bom, pois as dificuldades de ter a casa própria com melhor estrutura e conforto ainda são grandes e cada vez, masas pessoas estão alcançando seus objetivos.

Gráfico 3: Saneamento Básico

Segundo o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) (2012), Vicente Andreu, a situação do país no setor é “catastrófica”. Ele alertou que serão necessários investimentos de R$ 22 bilhões em sistemas de produção de água e mananciais para manter a atual oferta de água em 55% das cidades brasileiras, até 2015. Os dados contam do Atlas do Abastecimento Urbano de Água lançado pela ANA no dia 22 de março.

O gráfico a seguir mostra a realidade que está a utilização do consumo de água das mulheres entrevistadas no bairro da COHAB.

Como podemos observar o quantitativo das mulheres entrevistadas que consomem água filtrada é de 55% sendode grande relevância, pois em nossa cidade não há tratamento de água adequado,40% das que relataram consumir água tratada é com hipoclorito de sódico, 5% afirmouconsumir água mineral, hoje o valor do galão custa R$8.50 tornando-se difícil fazer uso da mesmade forma exclusiva para uma família, e 0% não consomem água fervida, conforme gráfico acima.

Gráfico 4.

Segundo os princípios da teoriaevolutiva do naturalista britânico, Charles Robert Darwin (1809-1882). Senso de organização, planejamento, controle do (escasso) orçamento do lar e a simpatia no relacionamento interpessoal, fazem parte da receita vitoriosa da mulher, seja ela dona de casa ou astronauta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com