TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios Da Mamografia Quanto à Descoberta Precoce E A Possibilidade De Tratamento Do câncer Mamário

Artigos Científicos: Os Benefícios Da Mamografia Quanto à Descoberta Precoce E A Possibilidade De Tratamento Do câncer Mamário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Paulista – UNIP

Resumo

A pesquisa tem por objetivo estudar a importância no diagnóstico precoce, na detecção e a possibilidade do tratamento do câncer mamário. A mamografia é um tipo de exame radiológico realizado em um aparelho com baixa dose de irradiação cujo objetivo é analisar as glândulas mamares e axilares, realizada num aparelho de raios x (mamógrafo) a fim de visualizar o interior das mamas. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas. É considerado o exame mais recomendado para o diagnóstico precoce, esse exame é capaz de detectar alterações mínimas, como micro calcificações tanto nas glândulas mamarias quanto nas axilas. O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou pelo auto-exame. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia aumentam as chances de um tratamento bem-sucedido. Para verificar os benefícios, tipos e as características gerais da mamografia foi desenvolvido o presente estudo por meio de pesquisas qualitativas em artigos, livros e site. Alguns cuidados devem ser tomados antes e depois da realização do exame, nos cuidados pré- exame, a paciente deve marcá-lo logo após o período menstrual, pois nesse período as mamas não estão mais doloridas e estão mais macias. Logo após o exame, as mamas podem ficar doloridas devido à compreensão, mas dentro de um ou dois dias as dores passam. É necessária também a escolha de uma clínica e de um profissional de respeito e com experiência no ramo e no exame de mamografia. O objetivo desse trabalho é informar em especial as mulheres, para que o diagnóstico precoce seja realizado a fim de evitar o surgimento do câncer de mama.

1. INTRODUÇÃO

Primeiramente para compreender o câncer de mama, devemos compreender o que o câncer. O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. A mamografia ajuda no diagnóstico e tratamento de doenças, sendo a principal delas: o Câncer.

“[...] O problema do câncer no Brasil ganha relevância pelo perfil epidemiológico que essa doença vem apresentando, e, com isso, o tema tem conquistado espaço nas agendas políticas e técnicas de todas as esferas de governo.” (SILVA, 2012, p 7).

O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100mil), Sul (65/100mil), Centro-Oeste (48/100mil) e Nordeste (32/100mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (12/100mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100mil), dados colhidos Portal do INCA (http://www.inca.gov.br). O câncer de mama é um importante problema de saúde pública no Brasil. Muitos fatores favorecem o aparecimento do câncer, a idade avançada é um fator de risco, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso, história familiar ou de mutação genética, a má alimentação e mulheres que menstruaram antes dos 12 anos. Mas, não são somente esses fatores que podem propiciar o surgimento do câncer, esses citados são apenas

os mais comuns relatados. Portanto podem aparecer outros, a melhor forma de prevenir é fazendo a prevenção e mudando alguns hábitos.

A Mamografia é um tipo de exame radiológico realizado em aparelho especialmente desenvolvido para o exame das mamas, com baixa dose de irradiação. Esse exame tem o objetivo de analisar as glândulas mamárias e as regiões axilares, é necessário tirar a roupa da cintura para cima.

Na hora da compressão da mama a paciente poderá sentir algum desconforto, porém é importante, pois proporciona um exame detalhado. No caso de forte desconforto, a paciente deve informar ao técnico ou ao médico e para minimizar essa possibilidade, deve-se marcar a Mamografia logo após a menstruação, quando a possibilidade das mamas estarem sensíveis é menor. É importante informar ao técnico se já foi feita mamografia e trazê-las para verificar se houve mudanças no tecido mamário. As radiografias serão interpretadas pelo radiologista. O procedimento completo normalmente leva 15 minutos. O principal objetivo de se realizar mamografia é o rastreamento, a partir dos 40 anos em mulheres que não apresentam sintomas, para detectar câncer em estágio inicial não palpável, quando a taxa de cura é muito alta. Também é indicada para avaliar eventuais alterações clínicas como palpação de nódulo ou qualquer modificação nas mamas.

Normalmente, são obtidas duas ou mais radiografias de cada mama, logo após tê-las comprimido, para que fiquem com uma espessura mais uniforme. Essa compressão é importante, pois proporciona radiografias nítidas e detalhadas. Pede-se que a paciente espere enquanto o radiologista revisa o exame e avalia a necessidade ou não de incidências complementares. Nos últimos 15 anos houve grande avanço tecnológico que melhorou os equipamentos, o posicionamento, e consequentemente o diagnóstico. Os estudos mamográficos nos equipamentos especializados são de alta qualidade, porém com baixa radiação.

Há também alguns exames que são complementares a mamografia porem não a substitui um exemplo claro é a ecografia mamária. Ambos são destinados à detectar qualquer alteração anormal na mama, sendo que a principal diferença entre elas é que a mamografia utiliza raios x disparados sobre o tecido

comprimido e consegue detectar um nódulo, e já no caso da ecografia mamária é realizada por meio de ondas sonoras, que são capazes de ultrapassar o corpo humano e obter imagens e pode ser realizado por mulheres com idade inferior a 25 anos.

O papel da ecografia mamária é de extrema importância para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com