TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Possibilidades De Intervenção Com Criança E Adolescente

Dissertações: As Possibilidades De Intervenção Com Criança E Adolescente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2012  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  1.305 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVICO SOCIAL

FRANCISCA LOPES DE ANDRADE ALVES

TÍTULO DO TRABALHO

AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

sousa

sousa

2012-10-14

NOME DO(S) AUTOR(ES)FRANCISCA LOPES DE ANDRADE ALVES

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso (servico social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [portofolio individual].

Prof. Edna Brum,Jossan Bttistuti,Maria Lucimar,Roseane e Grasieli Aliano

Sousa

2012-10-14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................7

REFERÊNCIA.............................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Para iniciar é preciso diferenciar criança e adolescente, perante a lei , a sociedade todas as pessoas com mais de 18 anos são considerados adultos , diante do que prevê o Art 5 do código civil (lei n 10.406/2002).

O Art. 2 considera-se criança para os efeitos da lei, a pessoa até 10 anos incompletos , e adolescentes aqueles que estão entre 12 e 18 anos de idade.

Muitos estão expostos a vários riscos .Em 13 de julho de 1990, foi sancionado o ECA ( Estatuto da criança e do adolescente) que é a atual legislação que normatiza os direitos e deveres envolvendo crianças e adolescentes nesse país,procurando dar-lhes principalmente a proteção integral. E é nesse contexto que se faz necessária a presença do assistente social.

O assistente social pode intervir de varias maneiras pois o mesmo é mediador em meio as problemáticas ,e ao falar da criança e do adolescente relembramos o caminho percorrido pelos os mesmos. Anteriormente a vida deles era muito precárias pois não se tinha muito o que ser feito. As crianças eram exploradas, era tratadas como um adulto pequeno,não tinham nada pra assegura-lhos ,mas com o passar dos anos foi se abrindo novos horizontes para que esses pequeninos explorados ,fossem poupados dos abusos, iniciou com o código de menores e em seguida o ECA o qual já foi citado .E apartir desse documento começou a surgir programas voltados para a desigualdade que visam acabar com a exploração infantil,tais como o PETE, PAIF etc.Que trabalham em meio a família pois a mesma é o foco principal para que as crianças e adolescentes tenham uma segurança ,pois uma família estruturada é uma família feliz.

O assistente social não trabalha isoladamente , ele é inserido a uma instituição seja ela governamental ou não, trabalha com uma equipe multidisciplinar e o seu campo de trabalho é a questão social que está inseridas as crianças e os adolescentes . O assistente social fica a par das problemáticas, através de denuncias feita na própria instituição ,pelo disc 100 ,ou pelo ministério público ,apartir desse momento , a equipe da instituição seja ela qual for ,planeja e se desloca para atender as demandas e é nesse momento que o assistente social Poe em pratica seus instrumentos tais como :

Investigação,entrevista , observação e tudo isso ocorre na visita domiciliar .

DESENVOLVIMENTO

Para iniciar vamos relembrar um pouco a historia de como era tratadas as crianças e os adolescentes no final do império e inicio da republica no ano de 1900 , não se tinha registro do desenvolvimento de políticas sociais desenvolvidas pelo estado brasileiro.

As populações economicamente carentes eram entregues aos cuidadores da igreja católica através de algumas instituições ,entre elas as casa de misericórdias.Essas casas atuavam tanto com os doentes quanto com os órfãos e desprovidos .Havia um sistema de roda que tinha como objetivo de amparar as crianças abandonadas e de recolher donativos .As crianças eram tratadas como adultos pequenos.

Em 1990 , tivemos a promulgação do estatuto da criança e do adolescente , que veio substituir o código de menores ,fruto do protagónismo dos movimentos sociais e de muitos profissionais ,sobretudo da área de saúde ,em prol da cidadanias da infância e juventude brasileira. A criação do estatuto trouxe significativo avanço para a promoção de vida das crianças e adolescentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com