TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Protozoarios

Artigo: Os Protozoarios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 8

Protozoários

Os protozoários são eucariontes que ocorrem como células isoladas ou em colônias de células. Apresentam dimensões predominantemente microscópicas. Sua denominação derivado grego protos e zoom, que significam, respectivamente, "primeiro" e "animal". Esse termo, consagrado até hoje, foi criado para agrupar organismos eucariotos unicelulares com características próprias dos animais, tais como a capacidade de deslocamento e heterotrofia. Porém, alguns organismos com características animais e vegetais como a Euglena, por exemplo, também eram considerados protozoários. Atualmente, o termo protozoário tem sido aplicado numa designação coletiva, sem valor taxonômico em referência a unicelulares eucariotos heterotróficos (na maioria), que obtém seus alimentos por ingestão ou absorção. Os organismos unicelulares eucariotos autótrofos por sua vez, são denominados coletivamente de algas, termo que também não tem valor taxonômico.

Nos protozoários de formas coloniais, as células individuais podem ser ligadas por filamentos citoplasmáticos ou embebidas numa matriz comum. Tais células são semelhantes em estrutura e função, embora em algumas poucas formas, haja uma diferenciação de indivíduos em células vegetativas e reprodutivas. Em outros termos, os protozoários coloniais são apenas agregados de células independentes.

Estimava-se em 45.000 o número de espécies de protozoários em 1990, mas os protozoologistas reclamam que diversas vezes, o número existe num estado de anonimato. Do total citado, cerca de 20.000 são espécies fósseis, 18.000 são de formas de vida livre e 7.000 parasitas.

Os protistas em geral ocupam um importante papel nas cadeias alimentares das comunidades naturais, onde existe água livre. Os autótrofos (algas) são abundantes nas águas salgadas e doces, assim como em associações simbióticas com animais, de vários níveis de organização, e protozoários. Alguns grupos em particular formam uma parte importante na dieta de numerosos animais. Há protozoários saprófitos e também que ingerem bactérias, fazendo uso de substâncias e organismos envolvidos na decomposição final das cadeias alimentares, e assim, fazendo recircular a matéria orgânica. Naturalmente, existem alguns protozoários que podem provocar doenças no homem.

Os principais grupos de protozoários são diferenciados em grupos baseados no modo de locomoção do organismo. As amebas se movem por expansões do seu citoplasma. Os membros do grupo Ciliophora se movimentam por meio de finos apêndices, ou cílios, que impulsionam a célula através de ondulações sincrônicas, como os braços de um nadador. Os flagelados têm apêndices filiformes, ou flagelos, geralmente localizados numa das extremidades do corpo celular, que movem as células em meio líquido. Os esporozoários se locomovem por deslizamento, já que não possuem organelas de locomoção externas. Os protozoários encontram-se no reino Protista (organismos unicelulares eucariotos, coloniais ou não). Os principais filos são: Há quatro classes bem definidas: mastigóforos ou flagelados, sarcodinos ou rizópodes, esporozoários e ciliados ou cilióforos.

A maioria dos protozoários é microscópica. Alguns, entretanto, podem ser vistos a olho nu, como é o caso do Spirostomum, um ciliado de água doce que alcança 3 mm de comprimento, de algumas espécies do gênero Globigerina, um sarcodíneo marinho que vive em suspensão na água do mar. Além desses, que são organismos atuais, existe um registro fóssil, de eras geológicas passadas, de um sarcodíneo denominado Nummulites, com 19 cm de comprimento.

Morfologia dos Protozoários

O tamanho e forma desses organismos mostram considerável variação. Em geral, a célula individual dos protozoários representa um organismo completo. Como todas as células eucarióticas, a célula dos protozoários também consiste em citoplasma, separado do meio ambiente por um envelope especial, e em núcleo.

Classificação dos protozoários.

De acordo com o tipo de locomoção os protozoários são classificados em:

1) Rizópodes: locomoção por pseudópodes. Um pseudópodes é uma projeção temporária de parte do citoplasma daqueles protozoários que não apresentam uma película rígida. É utilizado pelas amebas (sarcodina) para locomoção e captura de alimento. O movimento ameboide pode também ser verificado em células de outros organismos, como por exemplo, nos glóbulos brancos do sangue humano.

2) Flagelados: locomoção por flagelos. O flagelo é uma extensão filamentosa do citoplasma, extremamente fina. Como regra geral, o número de flagelos presentes num indivíduo varia de um a oito (1 ou 2são os números mais frequentes). O flagelo se compõe de duas partes: um filamento elástico, chamado axonema, e a bainha citoplasmática contrátil que envolve o axonema. Em certos mastigóforos parasitas, como o gênero Trypanosoma, há uma delicada membrana que se estende do lado do corpo, com um flagelo em sua margem externa. Quando esta membrana vibra, mostra um movimento ondulante típico, chamando-se, por isso, de membrana ondulante.

3) Ciliados: locomoção por cílios. Os cílios, além de sua função locomotora, também auxiliam na ingestão de alimentos e servem, muitas vezes, como organelas tácteis. São extensões celulares finas, curtas efiliformes, podendo ser o comprimento uniforme ou não. De modo geral, os cílios se dispõem em fileiras longitudinais, oblíquas ou espiraladas, inseridos em arestas ou em sulcos.

Além disso, algumas espécies podem desenvolver um movimento de deslizamento por flexões do corpo, sem o uso de estruturas especializadas.

4) Esporozoários: ausência de organelas de locomoção.

Processo Reprodutivo dos Protozoários

Os protozoários reproduzem-se por diversos processos sexuados e assexuados. A reprodução assexuada ocorre por simples divisão, que pode ser igual ou desigual, originando células filhas iguais ou não, respectivamente. Se houver mais de duas células filhas, a divisão será múltipla. A gemulação é uma variante da divisão celular desigual. Para lembrar, a gemulação é a formação de uma ou mais células menores, a partir de uma célula original. Em seu uso estrito em protozoologia, esta denominação deve ser reservada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com