TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigos De Protozoarios

Ensaios: Artigos De Protozoarios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 7

Artigos de "Doenças Causadas por Protozoários"

• Amebíase

• Balantidiose

Doença de Chagas

Malária

• Giardíase

Como São causadas?

O QUE É? AMEBIASE

A amebíase, também chamada de disenteria amebiana ou disenteria amébica, é causada por um protozoário chamado ameba. Muitas vezes, o doente pode ter o protozoário em seu sistema e não desenvolver a doença.

A amebíase afeta principalmente países de terceiro mundo, em áreas sem saneamento básico ou condições básicas de higiene.

A ameba se alimenta do bolo fecal do hospedeiro, das bactérias benéficas presentes em seu intestino e até mesmo de células intestinais, dependendo da gravidade do caso e do tamanho da população de protozoários em cada paciente.

A doença afeta climas tropicais, mas também pode aparecer em climas temperados e frios. As principais zonas de ocorrência global são a Ásia, a América Latina e África.

Apesar de ter tratamento simples, uma amebíase sem cuidados pode evoluir para uma infecção de grande gravidade, pelos danos causados à flora intestinal.

A transmissão ocorre basicamente com o contato com as fezes contaminadas, seja pela mão suja levada à boca, que tenha tocado em alguma superfície contaminada, água ou comida contaminadas ou pelo contato direto com as fezes contaminadas

SINTOMAS

A ameba chega ao intestino e causa, primeiramente, fortes diarreias. Neste estágio, a maioria dos indivíduos infectados consegue controlar a infecção por meio de seu sistema imunológico.

No entanto, quando há muitos parasitas no intestino, pode ocorrer um quadro de necrose intestinal, pois os parasitas começam a se alimentar de células deste órgão. Neste caso, surgem fortes dores abdominais, vômitos, náuseas, diarreia com sangue e muco intestinal.

A parede intestinal também tende a se inflamar, pois o corpo reage à presença do parasita desta maneira. Neste estágio, podem surgir úlceras intestinais. Este quadro, devido à perda de sangue, pode causar anemia nos pacientes.

Em casos mais graves, as úlceras intestinais podem causar uma infecção intestinal, e as amebas podem migrar para outros órgãos.

Quando atingem o fígado, destroem células até que o organismo reaja e controle a infecção, formando um abscesso. Este abscesso pode ser grande ou inflamar, o que traz a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Posteriormente, a ameba pode atingir o cérebro e o baço, gerando os sintomas: febre alta, tremores, suores, dores abdominais e no fígado, fadiga constante e aumento do tamanho do fígado.

TRATAMENTO

A descoberta da doença muitas vezes acontece por meio de exames de rotina nas fezes. Se encontrados cistos do protozoário, outro exame deve ser feito para confirmar a infecção.

No entanto, muitas vezes estes quadros já se agravaram e podem confundir o exame e a análise do laboratório devido a uma infecção grande no intestino.

A presença de protozoários de ameba no fígado pode ser detectada por tomografia computadorizada. O mesmo método de diagnóstico por imagem deve ser utilizado para detectar a presença da ameba em outros órgãos.

Os abscessos podem ser tratados por meio de cirurgias e a presença da ameba deve ser erradicada com medicamentos específicos receitados pelo seu médico.

Jeitos simples de evitar a contaminação são: lavar bem verduras, frutas ou alimentos que sejam consumidos crus, lavar bem as mãos antes das refeições ou depois de usar o banheiro e sempre beber água limpa, filtrada ou fervida.

A presença de saneamento básico também influencia bastante na diminuição de casos desta doença. A higiene básica contribui muito para a saúde e evita a contaminação por uma série de outras patologias.

Causa da Balantidiose

Trata-se de uma infecção intestinal, muito rara em países do ocidente, causada por Balantidium Coli, um protozoário parasita ciliado, responsável pela inflamação no intestino.

Este micro-organismo geralmente é transmitido por meio do contato direto ou indireto com as fezes do porco, em regiões relacionados com a criação de suínos. Ela geralmente ocorre em pacientes com a imunidade baixa, e, por vezes, é difícil ser diagnosticada pois não apresenta muitos sintomas na maioria das pessoas, podendo apenas promover diarreia e desconforto abdominal. No entanto, algumas pessoas podem sofrer com sinais mais graves, como inflamação tensa no intestino, entre outras.

A Balantidiose também pode ser confundida com outros tipos de infecção que ocorrem na região intestinal, pois apresenta sintomas comuns como a disenteria amebiana. Em casos reservados, esta bactéria pode adentrar órgãos próximos ao intestino, como os pulmões principalmente.

O período de incubação da bactéria no corpo pode levar de dias a semanas. No entanto, felizmente a doença é curável. Confira a seguir os sintomas, as causas, o diagnóstico, os tratamentos e a prevenção para a Balantidiose.

Sintomas da Balantidiose

Entre os principais sintomas e sinais da enfermidade infecciosa, estão:

• Perda de peso

• Febre

• Vômito

• Enjoo

• Náusea

• Dor abdominal

• Diarreia crônica

• Disenteria com ou sem sangue

• Ulcera intestinal

• Mau hálito

• Colite (inflamação do cólon)

Os sintomas citados ocorrem em casos graves, num modo geral a Balantidiose é assintomática e pode ser passada para outras pessoas.

Tratamento da Balantidiose

Após o diagnóstico apontado pelo profissional responsável, o tratamento correto será indicado. Para curar a Balantidium Coli o uso de antibióticos será recomendado, geralmente são receitados três tipos desse medicamento para eliminar a bactéria do intestino, que são consumidas por via oral.

Muitas pessoas conseguem se livrar da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com