TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protozoários

Casos: Protozoários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Química Aplicada

11ºPQ

FICHA INFORMATIVA – OS PROTOZOÁRIOS

No mundo existem quase mais de 40 000 espécies diferentes de protozoários, microrganismos unicelulares que vivem sobretudo na água ou em ambientes húmidos. São abundantes em todo o mundo, podem andar à deriva nos seus ambientes líquidos, nadar ativamente ou rastejar. Alguns mantêm-se relativamente imóveis, enquanto outros vivem como parasitas em animais. Todos são seres eucariontes, ou seja, possuem núcleo celular organizado dentro de uma carioteca, a maioria são heterotróficos, não sintetizam o seu próprio alimento, e outros são autotróficos, produzem clorofila e com ela fazem a fotossíntese e assim conseguem produzir o seu próprio alimento.

Muitos são microscópicos, embora alguns dos maiores sejam visíveis a olho nu. Quanto à forma, os protozoários têm uma variedade incrível, desde a simples amiba semelhante a uma bolha até aos que estão equipados com estruturas complicadas para apanharem presas, para se alimentarem e para se deslocarem.

Amiba, Amoeba Proteus

Os Protozoários são classificados baseando-se na sua maneira de locomoção em quatro grandes grupos, a saber:

• Sarcodíneos — movimentam-se por emissão de pseudópodes.

• Flagelados — apresentam locomoção por batimento de flagelos.

• Ciliados — locomoção por cílios.

• Esporozoários — não se movimentam e são todos parasitas.

Nutrição

Quanto ao tipo de alimentação, os protozoários podem ser:

Autotróficos - são os que, a partir de grãos ou pigmentos citoplasmáticos, conseguem sintetizar energia a partir da luz solar;

Heterotróficos - ingerem partículas orgânicas, digerem-nas e, posteriormente, expulsam os metabólitos.

Os protozoários ainda se podem alimentar através da Absorção, absorvem as substâncias inorgânicas, já decompostas e dissolvidas em meio líquido.

Reprodução

A reprodução dos protozoários geralmente é assexual acontecendo por divisão múltipla onde o microrganismo apenas se divide em cópias dele mesmo, alguns produzem esporos para se disseminarem pelo ambiente, às vezes alguns também apresentam reprodução sexual havendo nítida troca de material genético entre um microrganismo e outro.

A reprodução assexuada dos protozoários pode ocorrer de duas formas:

Divisão binária - também chamada por alguns autores de cissiparidade, adivisão binária é o tipo de reprodução assexuada em que uma célula se divide ao meio originando duas células idênticas.

Divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com