TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEPINO

Projeto de pesquisa: PEPINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

O pepino (Cucumis sativus L.) tem origem nas regiões quentes ao norte da Índia ou da África, pois lá ocorrem espécies silvestres relacionadas (Filgueira, 2003). Júnior e Costa (2003) dizem que o pepino tem origem da África e da Ásia, e classificam esta hortaliça como de verão, mas adaptam-se bem as condições climáticas desta época do ano, contudo não tolera geada. É considerada anual, de caule anguloso e áspero e rasteira. Com flores monóicas e sua polinização depende das abelhas. O seu produto comercial é o fruto e é uma baga cheia, resultado do desenvolvimento de sua placenta (Júnio r e Costa, 2003). No mundo os principais países produtores são a China, Turquia, Rússia, Irá e Estados Unidos. No Brasil, os maiores produtores de pepino são as regiões Sul e Sudeste, com destaque para o estado de Santa Catarina.

Cardoso (2002) relata que tem crescido a importância da comercialização de pepino das hortaliças, sendo muito consumido e apreciado no Brasil, sendo na forma in natura (crua) em saladas, curtido em vinagre ou salmoura e raramente o fruto maduro e cozido. O fruto contém pouca quantidade de vitamina A, C, B1, B2 e sais minerais, entretanto, é uma boa fonte de fibras, possui um baixo teor calórico (é composto por 95% de água), constitui-se como um ótimo alimento para o fígado, rins e vesícula, possui efeito diurético e ação calmante descongestionante. Além disso, dá força aos cabelos e unhas e possui propriedades que eliminam a gordura da pele.

Além do valor alimentar e econômico, apresenta grande importância social o cultivo de Cucurbitáceas (pepino), pois ajuda na geração de empregos diretos e indiretos de vido a necessidade de grande mão de obra gerando assim empregos desde o cultivo até a comercialização (Cardoso, 2002). No mercado nacional, há ligeiro aumento de consumo de pepino, e são expressivos os volumes comercializados no mundo. Em parte esse crescimento pode ser justifica do pelas mudanças nos hábitos de consumo da população que atualmente prioriza uma alimentação saudável. As figuras 1 e 2 apresentam as importações e exportações brasileiras desse produto, sendo as exportações mais expressivas, confirmando a adaptação da cultura às condições de solo e clima do país, com a qualidade que o mercado exige.

2. Informações Botânica:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Cucurbitales

Família: Cucurbitaceae

Gênero: Cucumis

Espécie: C. sativus

O pepino é uma hortaliça de fruto, planta herbácea, trepadeira, dotados de gavinhas (órgãos filiformes que se enrolam para fixar no suporte) e seus ramos podem chegar a alguns metros de comprimento. As folhas são inteiras, cordiformes (formato de coração), ásperas ao tato na sua face inferior, verde-claras a verde-escuras. As flores são monóicas, isto é, Possui separadamente flores masculinas e femininas, de coloração amarela e medindo de 2 a 3 cm de diâmetro. As masculinas possuem o pedúnculo muito curto, são em maior número e localizam-se em grupos; as femininas ocorrem geralmente isoladas. Existem muitas cultivares ginóicas, ou seja, só formam flores femininas e com isso originam frutos partenocárpicos.

3. Exigências Edafoclimaticas:

Os pepineiros se desenvolvem bem em condições de clima ameno a quente, porém preferem o cultivo em condições de temperatura elevada e não toleram geadas. Necessitam de solos bem drenados e profundos, ricos em matéria orgânica, que sejam férteis e cujo ph esteja em torno de 5,5 a 6,5.

De maneira geral, a absorção de nutrientes pelas culturas é proporcional à quantidade de nutrientes disponível na região radicular. Para cada nutriente existe um período de maior demanda, quando a absorção é significativamente maior do que em outros períodos do ciclo. Para as hortaliças de frutos, grupo ao qual pertence o pepino, geralmente o período de maior demanda coincide com o início da formação dos frutos e se mantém elevada durante todo o período de produção, reduzindo quando a planta entra na fase de senescência. Na figura 3, observa-se o acumulo de macro e micro nutrientes de uma variedade de pepino.

Figura 3: Acúmulo de macro (A) e micro (B) nutrientes em plantas de pepino, variedade Aodai, cultivadas em campo aberto (adaptado de Solis, 1982).

4. Cultivares

As variedades e híbridos, disponíveis no mercado brasileiro, são muitos e agrupados em tipos, como aodai, caipira, japonês, indústria (conserva).

Tipo aodai, frutos com 20 a 25 centímetros de comprimento e verde-escuros;

Tipo caipira, frutos com 10 a 16 centímetros de comprimento e verde-claros, com manchas verde-escuras na região do pedúnculo;

Tipo japonês, frutos com 20 a 30 centímetros de comprimento, finos e verde-escuros;

Tipo indústria (conserva), frutos com 5 a 9 centímetros de comprimento e verde-escuros.

Outras Variedades:

No cultivo tradicional, em campo aberto, geralmente se cultiva o pepino tipo caipira, Aodai e o pepino para conserva, cujo ciclo de cultivo é em torno de 90 dias. Para o cultivo em ambiente protegido, onde geralmente se cultiva o pepino do tipo japonês, o ciclo de cultivo varia de 60-90 dias para o pepino não enxertado, a 100-140 dias para o pepino enxertado.

5. Tratos Culturais:

Semeadura e Transplantio:

A semeadura direta no local definitivo é o principal método de plantio do pepino conserva. Em pequena escala, usa-se também o transplante de mudas formadas em recipientes (copinhos de papel ou bandeja de isopor), sob cultivo protegido, para antecipar o início da cultura em regiões frias e para melhor aproveitamento das sementes híbridas. Havendo disponibilidade de grande quantidade de esterco de curral, este deve ser distribuído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com