TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCURAR NOVA ENGENHARIA

Seminário: PROCURAR NOVA ENGENHARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

A BUSCA DA NOVA ENGENHARIA

Desde os primórdios da história da civilização vemos a habilidade criativa do homem, possibilitando a evolução da engenharia. As invenções se deram a partir das necessidades humanas, descoberta revolucionaria vem acontecendo desde que surge a necessidade de adaptar a vida no planeta. Benjamim Franklin quando disse que “o homem é um animal que fabrica instrumentos”, o homem cria a partir de matéria prima um objeto com determinada finalidade, sem se preocupar com a questão ética, o que lembra muito das atividades básicas de uma indústria. O artesanato vem de muito tempo desde quando a civilização produzia em pequena escala para atender a população local. O artesão era quem produzia e manejava todas as etapas de produção. Já na manufatura observa-se a transformação da matéria prima diversificando e aprimorando tentando atingir escalas maiores que o processo anterior. Na manufatura cada trabalhador realizava certa atividade específica.

Na indústria as máquinas substituem o trabalho do homem e suas ferramentas passagem da fabricação domestica para fábrica. A relação entre o homem e a maquina se da quando o homem deixa de usar as mãos e passa a manejar a maquina de uma forma mais específica. Desta ultima forma a produção era em larga escala para atingir um publico desconhecido e obter um crescimento produtivo jamais visto. Devido as mudanças a sociedade passa de rural para industrial desenvolvendo vários setores como transporte, fabril e comunicação.

Como cita, Marco Aurélio Cremasco, estas mudanças afetam de forma direta a vida na sociedade e da distribuição de classes, e como consequência o capitalismo separa o rico e o pobre, e estabelece de forma desigual as classes sociais na civilização principalmente na primeira fase da revolução industrial.

A primeira fase da revolução se caracteriza pelo aprimoramento e aperfeiçoamento de matérias primas, uso de novas energias, materiais para substituir carvão e ferro, logo após a substituição da maquina a vapor viram foco no século XIX, ate a criação da bomba atômica no século sendo característica da segunda fase da revolução industrial (1850-1945).

Durante esse processo a habilidade humana foi substituída pela habilidade técnica, o que se tornou o mais importante durante a revolução industrial. As habilidades técnicas do engenheiro foram aperfeiçoadas de modo com que não se preocupasse com as consequências de suas produções em larga escala, em especial com o meio ambiente o que hoje em dia é inadmissível.

4. A responsabilidade necessária

Os engenheiros do século tem a responsabilidade de criar novos produtos com alto valor agregado.

“ Os profissionais da engenharia como diz o autor, Marco Aurélio Cremasco, nos dias de hoje deve estar sempre preparado para inovar suas produções visando a utilidade e aceitabilidade mas sem deixar de lado os impactos ambientais da devida produção, buscando sempre produtos que permitem a reciclagem e sem esquecer dos métodos de descarte. “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com