TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTEÍNAS E ÁCIDOS AMINO

Projeto de pesquisa: PROTEÍNAS E ÁCIDOS AMINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Inicialmente citando as proteínas, podemos destacar que se trata de uma molécula orgânica formada a partir de ligações peptídicas entre aminoácidos. A proteína difere-se dos carboidratos e lipídios, pois contém 16% de nitrogênio. Como funções das proteínas podemos destacar suas funções estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte nos fluídos biológicos. São constituídas de diferentes combinações entre apenas vinte aminoácidos , que são ligados por ligações peptídicas. A sequência dos aminoácidos determina a estrutura final e a função da proteína , sendo determinada pelo código genético armazenado no DNA.

PROTEÍNAS E Aminoácidos

As proteínas possuem quatro níveis de estrutura, dependendo da sua conformação. Apresentando diferentes níveis de complexidade estrutural desde a mais simples até a mais complexa:

• Estrutura Primária: As ligações peptídicas são formadas entre os aminoácidos sequenciais de acordo com as orientações no RNAm. A proteina completa é uma cadeia linear de aminoácidos.

• Estrutura Secundária: As atrações entre os grupos R dos aminoácidos criam hélices e estruturas de camadas pregueadas.

• Estrutura Terciária: As hélices e as camadas pregueadas são dobradas em domínios compactos. As proteínas pequenas possuem um domínio e as proteínas grandes possuem múltiplos domínios.

• Estrutura Quaternária: Trata-se da configuração espacial de prote´´ínas formadas por várias cadeias polipeptídicas iguais ou diferentes. A formação dessas estruturas oligoméricas é o resultado de interações “proteína-proteína” específicas, estabilizadas por pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas e eletrostáticas.

As proteínas são constituídas por 20 aminoácidos, sendo 9 aminoácidos essenciais e o restante de aminoácidos não-essenciais. Todos os aminoácidos possuem a mesma estrutura geral, na qual R é o que se diferencia em cada um deles.

Aminoácidos Essenciais: São os que o organismo não é capaz de sintetizar em quantidades suficientes. Temos como exemplo: Histidina, isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina e triptofano.

Aminoácidos não-essenciais: São os que o organismo é capaz de sintetizar. Temos como exemplo:Alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina. Temos como exemplo a Fenilalanina (essencial) e a tirosina (não essencial).

Os aminoácidos de cadeia Ramificadas são: Leucina, isoleucina e a valina e são classificados como essenciais. Apresentam uma ocorrência em proteínas musculares de aproximadamente 19%.

Participam da síntese proteica e são precursores de carbono para síntese de intermediários do ciclo de Krebs, compostos cetônicos e lipídios. Também são precursores de carbono e nitrogênio para a síntese de glutamato, alanina e glutamina e tem o poder de oxidar-se em acetil-coA e dióxido de carbono (CO2). Eles são poucos oxidados pelo fígado, sendo metabolizados principalmente por tecidos periféricos (principalmente o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com