TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parasitose - Fórum De Interação

Pesquisas Acadêmicas: Parasitose - Fórum De Interação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Olá pessoal!

Pelo fato das verminoses terem sintomas, meios de contaminação e prevenção muitos parecidos com os protozoários entéricos, faz com que os profissionais de saúde se confundam ao diagnosticar essas doenças parasitárias. Tais como:

A amebíase humana ocorre quando o protozoário Entamoeba histolytica é ingerido através da água ou de algum alimento contaminado. Ele fica no intestino grosso, de onde come o nosso alimento digerido, e também pode ocorrer de comer parte da parede intestinal, podendo atingir a corrente sanguínea e depois, ir para o cérebro e coração. Os principais sintomas são: dor abdominal, diarréia, náuseas, disenteria, etc. Seu diagnóstico é feito através de exames de fezes nos casos mais graves faz-se tomografia computadorizada do fígado; presença de anticorpos específicos. Em relação a profilaxia será sempre lavar bem as mão e os alimentos antes de comer e após usar o banheiro, beber água de boa procedência (ou ferver), políticas públicas de saneamento básico.

A giardíase é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia duodenalis limitada ao intestino delgado e ao trato biliar. Este parasita apresenta-se sob as formas de trofozoitos que são as formas ativas vivendo e se reproduzindo no hospedeiro e as formas de cistos que são as formas infectantes e de resistência do parasita. Os cistos ingeridos, em sua passada pelo meio ácido do estômago, são ativados e se transformam em trofozoitos. A contaminação direta se faz por transferência dos cistos através de mãos sujas de fezes para a boca e indiretamente pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Animais contaminados como cães, gatos e gado. Os cistos contaminantes podem permanecer viáveis no meio ambiente por meses. Seus sintomas são: diarréia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais, náuseas, anorexia, perda de peso, entre outros. A profilaxia poderá ser realizada através de medidas de higiene do lavar as mãos às precauções com a higienização dos alimentos principalmente daqueles consumidos crus, a filtração da água, a cloração da água distribuída, a fervura da água não tratada, e o tratamento de pessoas e animais doentes são pontos importantes na prevenção da doença. O seu diagnóstico vai desde a identificação de cistos ou trofozoitos na microscopia das fezes até a pesquisa de antígenos de giárdia nas fezes ou no aspirado do conteúdo duodenal. Em casos especiais recorre-se à biopsia duodenal.

Um grande abraço e bons estudos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com