TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Rum

Dissertações: Historia Do Rum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  983 Visualizações

HISTÓRIA DO RUM

A primeira descrição de uma bebida alcoólica feita de cana-de-açúcar foi feita por um padre francês, Du Terre, que visitou as índias em 1650. Em 1722, Padre Labat descreveu este destilado dizendo que sua fermentação era espontânea e que sua destilação era realizada em alambiques, onde várias destilações eram feitas antes do produto ser comercializado (MDCA DE SOUSA, 2006).

A origem da palavra “rum” é ainda objeto de discussão entre historiadores e filólogos. Alguns a derivam de saccharum, nome latim do açúcar. Outros a associam á derivações do termo rumbullion, Inglaterra, cujo sentido original era o de “grande tumulto”, termo da época para briga ou confusão. O rum é depois do uísque e da vodka, a bebida destilada mais consumida no mundo. Pelos níveis estimados de venda no mercado de destilados da categoria Premium, no fim de 2006, o rum ocupava o 3º lugar no mundo somente superado pelo uísque e vodka (VENTURINI FILHO, 2010).

Segundo as regulamentações da "U.S. Internai Revenue service" (27CFR 5:21), "Rum é qualquer destilado alcoólico obtido do suco fermentado do melado de cana-de-açúcar, do melaço de cana ou outro produto da cana-de-açúcar, destilado com mais de 40 % de álcool, de tal maneira que esta bebida possua sabor, aroma e características geralmente atribuídas ao rum, incluindo misturas deste destilado" (MDCA DE SOUSA, 2006).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com