TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pediatria

Resenha: Pediatria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

A Carreira de Pediatria

Pediatria

Habilitação:

Pediatra

Duração da Especialização:

2 a 3 anos

Área:

Biológicas

Atributos do Profissional:

Persistência e Sociabilidade

Salário Médio:

R$ 5652,00

Pediatria é a especialidade da medicina dedicada a assistência a criança, adolescentes e pré-adolescentes.

A pediatria além de tratar de aspectos curativos, trata também de aspectos preventivos e de pesquisa buscando sempre encontrar melhores práticas de saúde e cura para doenças da infância.

O pediatra além de trata da saúde infantil, pode atuar também orientando as mães sobre questões tais como alimentação, aleitamento materno, vacinação, prevençãs de acidentes, a pediatria cuidando e dando todo tipo de orientação para as crianças e adolescentes terem um desenvolvimento mais saudável.

Pediatria é uma especialização médica rígida com sólida formação no estudo da anatomia e fisiologia das crianças ( a anatomia e funcionamento do corpo infantil, ainda em desenvolvimento é bem diferente da anatomia de um corpo adulto maduro ). Com uma duração de 2 ou 3 anos, a especialização de pediatria pode ser iniciada logo após a conclusão do curso de medicina e da residência médica.

Pediatria, Prevenção de Acidentes Infantis e o Desenvolvimento das Crianças

Lesões e acidentes infantis, no Brasil, são as ocorrências mais comuns atendidas nos consultórios de pediatria.

Segundo dados oficiais, cerca de 110.000 crianças com menos de 14 anos de idade são atendidas todos os anos nas emergências hospitalares pelos pediatras devido a estes acidentes.

Entre as crianças atendidas os principais problemas são afogamento, quedas, acidentes com brinquedos e acidentes de trânsitos. Os pais sempre devem estar atentos para os brinquedos adequados para cada faixa etária de crianças.

Crianças com menos de 1 ano, por exemplo, os bebês tem uma forte tendência a exploração e experimentação, tendendo a colocar todo tipo de objeto pequeno na boca. Segundo a orientação da pediatria, os brinquedos para esta faixa etária devem ser sempre macios, grandes e vistosos, para que o bebê mesmo que os morda não consiga engolir ou se afogar.

Dos 3 aos 5 anos de idade o conceito da exploração ainda é forte nas crianças, só que agora ao invés de colocar os objetos na boca, a tendência é usar a nova força física do corpo crescido para subir, andar e correr pelos ambientes. Nesta idade deve-se ter um cuidado especial com janelas altas e também com a cozinha, não deixando facas, panelas e produtos de limpeza em locais de facil acesso, segundo os pediatras, crianças nesta idade tem uma forte tendência a confundir estes produtos com algo de comer ou beber, já que não sabem ler e interpretar os rótulos.

Dos 9 aos 14 anos é a época do despertar da inteligência, nesta fase da infância, os pais devem estimular este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com