TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peroxissomos

Artigos Científicos: Peroxissomos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2013  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 3

o urato oxidase, D-aminoácido oxidase e catalase.

Uma função principal das reações oxidativas realizada pelos peroxissomos é a quebra de moléculas do ácido gráxido pelo processo A β-oxidação. Estes ácidos são biomoléculas importantes como combustível para as células. No ciclo da β-oxidação, fragmentos com dois átomos de carbono são removidos sequencialmente dos ácidos graxos de cadeia longa (mais de 18 átomos de carbono), resultando em acetil-coenzima A (acetil-CoA) é então exportada dos peroxissomos, ao citosol para reutilização em reações peroxissomos: na levedura e nas células vegetais, entretanto, essa reação é essencial e ocorre exclusivamente nos peroxissomos – pois o acetil-CoA é utilizado em diversas reações de síntese e pode penetrar nas mitocôndrias para fornecer energia.

Uma função biossintética essencial dos peroxissomos animais é catalisar as primeiras reações na formação de plasmologenos, que são a classe mais abundante de fosfolipídios na mielina. A deficiência de plasmalogenos causa anomalias profundas nas mielinização das células nervosa, sendo esta uma das razões por que muitas desordens peroxissomais levam à doenças neurológica.

Os peroxissomos possuem outras funções e grande diversidade como, por exemplo, participam da síntese de ácidos biliares e de colesterol no fígado. A síntese das enzimas de peroxissomos acontece em polirribossomos livres no citoplasma. Uma pequena sequência de aminoácidos localizada próximo à extremidade carboxila da molécula enzimática é a responsável por determinar o destino dessas moléculas, funcionando como um sinal para a importação pelo peroxissomo. As proteínas com esse sinal são reconhecidas por receptores da membrana dos peroxissomos e introduzidas nessa organela, sendo assim, este aumenta de tamanho e se divide por fissão. Também, elas podem adaptar-se de forma notável a mudanças de condições, exemplo disto são as células de leveduras, que o crescimento em alúcar tem peroxissomos pequenos mas quando algumas leveduras crescem em metanol, desenvolvem peroxissomos grandes que oxidam o metanol; e já quando crescem em ácido graxos, desenvolvem grandes peroxissomos que quebram o ácidos graxos à acentil CoA por β-oxidação.

Também possuem importantes funções em plantas. Como, nas folhas os peroxissomos catalisam a oxidação de uma subproduto de uma reação crucial que fixa CO2 em carboidrato, sendo chamado o processode fotorrespiração porque utiliza o O2 e libera o CO2. Já o peroxissomo presente em sementes em germinação, tem papel essencial de conversão de ácidos graxos armazenados em sementes oleaginosas em açúcares necessários para o crescimento da planta jovem, isto, porque a conversão de gorduras para açúcares é realizada por uma série de reações conhecidas como ciclo glioxilato, e esses peroxissomos também são chamados de glioxissomos. Neste ciclo glioxilato, duas moléculas de acetil CoA produzidas pro quebra do ácido graxo no peroxissomo são utilizadas para a síntese de ácido succínico, que é liberado do peroxissomo e convertido em glicose, e este ciclo não ocorre nas células animais, assim, os animais são incapazes de converter ácidos graxos de gorduras em carboidratos.

Falta página 688...

Os peroxissomos diferem das mitocôndrias e dos cloroplastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com