TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peroxissomos E Ribossomos

Ensaios: Peroxissomos E Ribossomos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição: Os Peroxissomos são organelas membranosas que estão presentes no citoplasmas das células animais e vegetais.

Função: É responsável por armazenar enzimas digestivas, principalmente a catalase. As enzimas armazenadas em menor quantidade, são responsáveis pela quebra de gorduras e aminoácidos. Já a catalase, tem a função de transformar H2O2 ( água oxigenada, uma substancia que em grande quantidade causa dano ao organismo) em água (H2O ) e em oxigênio(O2 )

Tipos de células em que é encontrada: Os Peroxissomos estão presentes nas células vegetais e animais.

Curiosidade: Os peroxissomos eram confundidos com os lisossomos até bem pouco tempo atrás, devido a sua semelhança, mas hoje em dia já é possível diferenciar um do outro.

Semelhança de Função: É semelhante aos ácidos biliares, presente no fígado, pois uma das funções que ambos exercem ( ácidos biliares e peroxissomos) é a quebra de substâncias no processo digestivo.

RIBOSSOMOS

Descrição: São grãos formados por ácido ribonucleicos (RNA) e proteínas, e podem ser encontrados no citoplasma e também na superfície do retículo endoplasmático.

Função: Sintetizar as proteínas, através da união dos aminoácidos, controlado pelo RNA, presente no núcleo da célula, juntamente com o direcionamento do DNA. O RNA se agrupa com um conjunto de ribossomos, chamados de polirribossomos, comandando a sequencia dos aminoácidos da proteína.

Curiosidades: Além de estar presente nas células vegetais e animais, os ribossomos também estão presentes nas células procariontes, ou seja, células que não possuem membrana celular. Seres que possuem essas células, por exemplo, são as bactérias, os protozoários, entre outros unicelulares.

Tipos de célula que é encontrada: Os Ribossomos estão presentes nas células vegetais, animais e bacterianas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com