TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Embrionário

Seminário: Período Embrionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O embrião é uma estrutura originária da fertilização de um óvulo (gameta feminino) por um espermatozoide (gameta masculino). Logo após a fertilização, a estrutura gerada passa a ser chamada de zigoto, em seguida, começa a dividir-se em várias células, iniciando o desenvolvimento de vários órgãos e tecidos, recebendo então o nome de embrião até o final da 8° semana após a fertilização.

Para se determinar a idade embrionária utiliza-se o comprimento do embrião e o estágio do desenvolvimento externo.

Para determinação do comprimento as medidas podem ser feitas Cabeça-Nádegas (CR) ou Cabeça-Calcanhar (CH).

Período Embrionário

O período embrionário também é conhecido como Organogênese. É o período da 4ª a 8ª semana. No final da 8ª semana o embrião apresenta um aspecto nitidamente humano.

4ª Semana

Neste período ocorrem grandes mudanças na forma do corpo: Dobramento do embrião no início ele é quase reto e tem de 4 a 12 somitos ocorre o dobramento do embrião que lhe dá uma curvatura em C os brotos dos membros superiores tornam-se reconhecíveis as fossetas óticas (primórdios das orelhas internas) também são visíveis o quarto par de arcos faríngeos e os brotos dos membros inferiores são visíveis no fim da quarta semana normalmente o neuroporocaudal está fechado.

5ª Semana

O crescimento da cabeça excede o crescimento das outras regiões. Os brotos dos membros superiores têm forma de remo e os dos membros inferiores têm forma de nadadeira. Começa a formação do Cérebro, olho, seio venoso, sistema respiratório, rim e fígado, sistema endócrino, placa da Mao e pele transparente.

6ª Semana

Ocorre o desenvolvimento dos cotovelos e das grandes placas das mãos começam a apresentar uma diferenciação regional. Começam a se desenvolver os raios digitais, que são os primórdios dos dedos das mãos - olho bem evidente (pigmento retiniano) - formação do pavilhão auricular - o tronco e a cabeça começam a se endireitar - o embrião pode apresentar respostas reflexas ao toque.

7ª Semana

Os membros sofrem modificações consideráveis. - chanfraduras entre os raios digitais das mãos - os intestinos penetram no celoma extraembrionário na parte proximal do cordão umbilical (herniação umbilical). Inicia-se a ossificação dos membros superiores

8ª Semana

Os dedos das mãos já estão separados, mas ainda unidos por membranas - chanfraduras são visíveis entre os raios digitais dos pés em forma de leque - ocorrem os primeiros movimentos voluntários dos membros, inicia-se a ocofocação dos membros inferiores. Todos os sinais da eminência caudal já desapareceram no fim da 8ª semana, pálpebras mais evidentes, e começam a se unir por fusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com