TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Dobre Patologias

Artigos Científicos: Pesquisa Dobre Patologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

Ana Alice Silva de Melo

Enfermeira

Data: 05 de Outubro de 2013

Pesquisa sobre patologias

1- ANEMIA

A anemia é a redução dos níveis de hemoglobina na circulação. A principal função da hemoglobina é o transportar o oxigênio dos pulmões para o conjunto de células que componhe o sistema circulatório. A anemia é classificada em aguda e crônica. Os valores de referencias da hemoglobina variam com o sexo e a idade. Em indivíduos adultos (maiores que 16 anos) do sexo masculino, o limite inferior da normalidade é de 13,5 g/dL. Em mulheres adultas este valor é de 12,6 g/dL. É muito importante lembrar que a anemia acometem pessoas de qualquer idade.

SINAIS E SINTOMAS:

São variáveis e dependem da gravidade do quadro e do avanço da anemia, portanto define-se como:

 Fadiga, fraqueza, indisposição, moleza, cansaço fácil;

 Palidez das mucosas dos olhos, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, esclerótica azulada, pele seca;

 Dificuldade de concentração, sonolência, memória fraca;

 Vertigens, tonturas, desmaio, palpitações e taquicardia, dores e inchaço nas pernas,

 Falta de ar.

DIAGNÓSTICO:

O hemograma é o principal exame a ser realizado quando há suspeita de anemia.

O TRATAMENTO: varia, pois depende da gravidade e das causas. Deve ser prescrito medicação a base de ferro como o SULFATO FERROSO associado ao uso da VITAMINA C para melhor aderência do ferro no organismo.

PREVENÇÃO: O consumo de alimentos ricos em ferro é essencial para a prevenção da anemia por deficiência de ferro. Importante diferenciar entre alimentos contendo ferro na forma heme (origem animal) e não heme (origem vegetal), sendo que os primeiros têm maior aproveitamento (em torno de 30%) que os últimos (em torno de 10%).

LEMBRETE: Alimentos como o feijão, fígado, beterraba e outros tipos, são fontes naturais de ferro, portanto seu uso é indicado na prevenção da anemia.

2- Diarreia

É uma condição na qual as fezes ficam aquosas e a pessoa sente vontade de evacuar frequentemente. Uma pessoa com diarreia evacua mais de 3 vezes por dia. A diarreia prolongada, que dura mais que 2 dias, pode ser sinal de problema mais sério, e apresenta risco de desidratação. Pessoas de todas as idades podem ter diarreia, sendo que a desidratação é individualmente perigosa em crianças e idosos, e deve ser tratada imediatamente para evitar danos maiores a saúde.

SINTOMAS: A diarreia pode vir acompanhada de cólica, dor abdominal, sensação de estômago cheio, náusea ou necessidade urgente de ir ao banheiro. Dependendo da causa, a pessoa pode ter febre ou apresentar sangue nas fezes.

CAUSAS DA DIARRÉIA: geralmente relacionada à infecção bacteriana, virais ou parasitárias.

 Infecções bacterianas estão associadas a vários tipos de bactérias consumidas através de alimento ou água contaminada.

 Infecções virais. São causadas por vírus que causam a diarréia, como exemplos temos rotavírus, citomegalovírus, herpes simples e vírus da hepatite.

 Parasitárias são aquelas onde o os parasitas penetram no corpo através de alimentos ou água e aloja-se no sistema digestivo. Parasitas que podem causar diarreia incluem Giárdias, Entamoeba histolytica, amebas e outros.

 Reação a medicamentos como Antibióticos, medicamentos para pressão, remédios para câncer e antiácidos com magnésio podem causar diarreia.

OBS: Algumas pessoas desenvolvem diarréia depois de cirurgia no estômago ou remoção da vesícula biliar.

Deve-se procurar um médico nas seguintes situações: Diarréia por mais de 3 dias, dor forte no abdômen, febre de mais de 38 graus, fezes negras, sangue nas fezes ou sinais de desidratação.

Tratamento: Na maioria dos casos de diarréia, o único tratamento necessário é a reposição de fluidos para prevenir a desidratação. Remédios para interromper diarreia podem ajudar, porém eles não são recomendados para pessoas cuja diarreia é causada por infecções bacterianas ou parasitárias. Se a diarreia for interrompida antes do organismo evacuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com