TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ph E O Tamponamento Da Saliva

Trabalho Escolar: Ph E O Tamponamento Da Saliva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  3.721 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O ph é um medidor de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância qualquer. Na utilização da fita de ph, percebe-se que certas substâncias ingeridas possuem, no dia- dia, um ph mais ácido e outras, mais básico. Na ingestão de alimentos como leite e o iogurte o ph é neutro, diferente do suco de limão e do refrigerante (coca cola) que possuem o ph ácido.

Palavras - chave: PH. Tamponamento da saliva. Cáries.

1. INTRODUÇÃO

A saliva é um liquido aquoso que é produzido na nossa cavidade bucal pelas glândulas salivares, a qual é composta por enzimas, minerais e aminoácidos, cuja apresenta um ph irregular que pode variar de 6,8 a 7,2.

É certo afirmar que esse ph sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar entre outros fatores.

Quando o ph oscila, a saliva atua como um sistema de tampão que faz com que o ph retorne aos seus padrões ideais auxiliando assim, na manutenção da homeostase.

“A manutenção do Ph ideal é conseguida pelos seres vivos graças à existência do sistema-tampão.” (Marzzaro, 2007, Torres, 2007, p. 3)

A saliva faz sua proteção contra a cárie da seguinte maneira: fluxo salivar, velocidade do fluxo, concentração de íons cálcio e fosfato, capacidade do tampão e sistema antibacteriano salivar. O dente e a saliva estão sempre trocando sais minerais. Quando a saliva se torna ácida, o esmalte dentário passa a doar mais sais minerais ao meio bucal, assim o dente se torna mais suscetível a cáries.

Por ser um assunto de extrema importância, realizamos um experimento no mês de agosto no laboratório de química da Universidade Feevale, aonde medimos o ph salivar. Para tal processo utilizamos algumas substâncias que modificavam a consistência da saliva ao serem ingeridos, que de certo modo foram encontrados diferentes valores de ph.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Para realização do trabalho utilizamos o Becker, fita de medição do Ph e quatro substâncias ácidas e básicas (leite, iogurte, refrigerante coca cola, suco de limão). Primeiramente coletamos nossa saliva cuspindo em um copo de Becker para assim, podermos encontra o valor do Ph através da fita de medição da mesma.

Após, ingerimos quatro goles de cada substância e coletamos a saliva em copos de Becker para posteriormente, fazermos a medição do Ph da mesma, ao ser ingerido diversas substâncias para observar se ocorria alguma alteração.

3. RESULTADO E DISCUSSÃO

O Ph da saliva varia entre 6.8 a 7.2, porém pode ser alterado devido a vários motivos, como por exemplo, a dieta alimentar. Nesse experimento vimos às mudanças do Ph da saliva decorrente a cada substância ingerida.

Ph logo após a ingestão Após 20 minutos de ingestão Após 40 minutos de ingestão

Suco de Limão 4 7 7

Leite 7 6 7

Refrigerante 7 7 7

Iogurte 7 7 7

Iniciamos com o Ph da saliva de 7, que é considerado neutro. Após ingerirmos suco de limão, leite, refrigerante e iogurte, notamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com