TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ph E Tampões

Trabalho Universitário: Ph E Tampões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  1.144 Visualizações

O pH indica a acidez, neutralidade ou basicidade de um determinado meio ou solução. A escala de pH é logarítmica. Sua medida é um dos procedimentos mais importantes e frequentes em bioquímica. A medida de pH pode ser determinada pela adição de indicadores a solução a ser analisada. O indicador universal é uma composição de vários indicadores. Um exemplo de composição do indicador universal:

A escala de pH designa as concentrações de 〖OH〗^- e〖 H〗^+ presente em solução. É uma escala de valores e cores que serve de parâmetro de comparação.

vSolução Tampão

A solução tampão é um sistema aquoso que resiste as variações de pH, quando quantidades relativamente pequenas de ácido 〖 H〗^+ ou base 〖OH〗^- são adicionadas a solução. Ela é composta de um ácido fraco (o doador de prótons) e sua base conjugada (o aceptor de prótons) ou vice-versa. Cada solução tampão tem sua capacidade tamponante.

A capacidade tamponante de uma solução é o quanto ela resiste a variação de pH enquanto se adiciona pequenas quantidades de ácido ou base. Essa capacidade varia conforme a quantidade de base que a solução possui, para neutralizar os prótons liberados pelo ácido adicionado ou a quantidade de ácido que a solução tampão possui para a neutralização da base 〖OH〗^- adicionada.

A solução tampão mantém o pH constante da solução, enquanto houver ácido/base para neutralização do que for adicionado a ela.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com