TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plaquetas de sangue

Resenha: Plaquetas de sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Uma plaqueta sanguínea ou trombócito é um fragmento coroplasmatico anucleado, presente no sangue que é formado na medula óssea.

As plaquetas desempenham um papel importante no nosso corpo, uma vez que trabalham no processo de coagulação do sangue. São encontradas em cada gota de sangue cerca de 150.000 a 400.000 plaquetas, mas determinadas doenças podem fazer que o seu número diminua drasticamente, aumentando o risco de hemorragias se a contagem for inferior a 10.000, por isso é importante estar atento à nossa saúde e recorrer ao médico perante qualquer situação atípica.

CÁSSIO

São elas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos foram cortados e então liberam a serotonina contida em seus grânulos citoplasmáticos. O que ocorre é que os vasos sanguíneos são retraídos (vasoconstrição), por causa da serotonina, e assim diminui a perda de sangue.

DIEGO

Logo em seguida, as plaquetas se juntam e grudam no local lesado, formando uma espécie de tampão que impede a saída do sangue. Ao mesmo tempo, liberam substâncias como ativadores de protrombina, que é uma proteína existente no plasma sanguíneo.

CÁSSIO

Quando a protrombina é ativada ela se transforma em trombina, que reage com o fribrinogênio, outra proteína existente no plasma. Após essa reação o fribrinogênio se transforma em fibrina, que forma uma rede insolúvel sobre o tampão constituído pelas plaquetas dando origem ao coágulo.

DIEGO

Em cerca de 30 a 60 minutos após a formação do coágulo, parte do líquido do coágulo é eliminada e forma-se a "casca" da ferida. Esse líquido que sai é o soro. A composição do soro é equivalente à do plasma sanguíneo, exceto pelo fato de não possuir mais fibrinogênio e os demais fatores coagulantes.

Durante cinco dias as plaquetas circulam no sangue. Após este período, o baço a retém e a destrói. Quando o baço de um indivíduo não está em pleno funcionamento ou em casos em que ele é retirado, o número de plaquetas é aumentado. Do contrário, em pessoas com hiperesplenismo (atividade aumentada do baço) ocorre uma diminuição do número de plaquetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com