TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polissacarídeo - Carboidratos

Trabalho Escolar: Polissacarídeo - Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

O isolamento de goma apresenta os mesmos problemas básicos do isolamento de polissacarídeo. A goma do cajueiro é um heteropolissacarídeo ramificado contendo como constituintes principais galactose (61%), arabinose (14%), ramnose (7%), glicose (8%), ácido glicurônico (5%); além de pequenas quantidades (2% de cada) de manose, xilose e ácido metil glicurônico.

Descreva um método de isolamento e de purificação para essa goma.

R:Derivatização e cromatografia gasosa.

http://www.revistapolimeros.org.br/PDF/v3n1/v3n1a04.pdf

Questão 2

Lophanthus Benth Chinensis. (Lamiaceae) é uma planta medicinal tibetanos que é usada para o tratamento de várias doenças, foram isoladas polissacarídeos a partir da parte aérea da planta por extração aquosa (fria e quente) produzindo dois polissacarídeos frações EVCC e LCWH em rendimentos de 0,97 e 4,79% (de massa de matéria-prima), respectivamente.

Discutir as técnicas de: hidrólise total, oxidação com periodato e metilação usadas para identificação.

Hidrólise é uma reação química de quebra de uma molécula por água.

Reação de alteração de minerais envolvendo fluido aquoso com ions de hidrogênio (H+) ou de hidroxila (OH-) substituindo íons que são liberados para a solução.

Determinada substância quebra-se em dois ou mais pedaços e essas moléculas novas complementam suas ligações químicas com os grupamentos H+ e OH-, resultantes da quebra da ligação química que ocorre em várias moléculas de água.

A caolinização de K feldspato liberando K+ e SiO2 em solução é um exemplo de hidrólise. Através de reações de hidrólise, os monómeros que constituem um polímero podem separar-se uns dos outros. A hidrólise pode ser dividida em: hidrólise ácida, hidrólise básica e hidrólise neutra. Hidrólise total: Quando as condições permitem que o mineral seja totalmente dissolvido, podendo ou não deixar um residuo sólido.

A reação de oxidação de polissacarídeos com periodato de sódio modifica as hidroxilas vicinais dos monossacarídeos para aldeídos. A reticulação ocorre devido à formação da base de Schiff na reação entre o -amino grupos da lisina ou grupos laterais da hidroxilisina e os aldeídos disponíveis. Essa reação diminui a solubilidade da gelatina e do polissacarídeo formando géis estáveis em meio fisiológico.

Existem vários tipos de metilação: DNA methylation, metilação de histonas e metilação de cromatina (CpG). Metilação do DNA, que é direcionada para ocorrer em locais onde uma citosina é seguida de uma guanidina (CpG sites) é usada exclusivamente para o silenciamento de genes nas proximidades. Histonas são os eixos proteicos no núcleo em torno do qual o DNA é enrolado. Dependendo de qual aminoácido é sendo misturado, metilação de histonas pode causar ativação e/ou repressão da transcrição, para genes nas proximidades. Quando uma célula indiferenciada torna-se comprometida com um tipo específico de célula, a metilação é usada para silenciar os genes que não são necessários, usando tanto a metilação do DNA e processos de metilação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com