TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial De Membrana

Exames: Potencial De Membrana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 3

POTENCIAL DE MEMBRANA

Potencial de membrana caracteriza-se pela diferença de potencial elétrico entre o meio interno e externo da membrana celular.

Potencial de repouso: Origina-se da alternância entre transporte ativo e passivo dos íons sódio e potássio. Os íons sódio (Na+) penetram passivamente na célula, através do gradiente de concentração e são expulsos pela célula ativamente ao mesmo tempo em que os íons potássio (K+) são introduzidos contra gradiente na célula. A saída dos íons K+ ocorre de forma passiva devido sua grande mobilidade. Na condição de repouso, a célula em carga negativa no interior e positiva no exterior.

Potencial de ação: Caracterizado por variação brusca do potencial de membrana, deflagrada por estímulos externos que podem ser químicos, elétricos, eletromagnéticos e mecânicos. O potencial de ação da célula tem durabilidade ínfima, milésimos de segundo e divide-se em três fases.

 Despolarização – Ocorre a abertura dos canais de sódio iniciando um fluxo intenso de íons Na+ para o interior da célula, através de difusão simples. Este fenômeno altera a polaridade da célula, ficando esta com carga positiva no meio intracelular e negativa no meio extracelular.

O potencial de membrana nesta fase é de +45mV

 Repolarização – A permeabilidade dos íons Na+ é retomada enquanto ocorre um aumento de permeabilidade para a saída dos íons de potássio. Este fato deve-se ao aumento da concentração dos íons potássio no interior da célula, o que provocou um aumento de cargas positivas no meio intracelular. Para que a célula volte a ter o potencial negativo, os íons sódio, presentes em grande quantidade no meio intercelular, são transportados ativamente para o meio extracelular pela bomba sódio-potássio.

Potencial de membrana de -95 mV

 Repouso – Célula volta à situação anterior a excitação. A permeabilidade dos íons potássio retorna ao normal e a célula assume as condições iniciais, apresentando um potencial de membrana em torno de -90mV.

CONTRAÇÃO MUSCULAR

O músculo estriado é composto por fibras musculares e estas são formadas por miofibrilas que por sua vez são compostas por miofilamentos denominados actina e miosina. Os filamentos de actina – filamentos finos - e de miosina – filamentos grossos conferem um aspecto listrado ao músculo, devido à superposição dos dois filamentos, formando faixas escuras e claras.

Para ocorrer a contração muscular, é necessário que haja um impulso nervoso, partindo do neurônio até a célula muscular. Na sinapse, o neurotransmissor acetilcolina é liberado e se liga aos receptores da membrana sarcoplasmática estimulando a despolarização da membrana através do influxo de sódio que é propagado até as regiões chamadas de túbulos T, onde ocorre a estimulação da saída de cálcio armazenado no retículo sarcoplasmático das células musculares. O cálcio estimula a contração do músculo através das proteínas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com