TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial De Membrana, Potencial De ação E Bomba De sódio E Potássio

Artigo: Potencial De Membrana, Potencial De ação E Bomba De sódio E Potássio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  1.582 Visualizações

Página 1 de 4

POTENCIAL DE MEMBRANA PLASMATICA

O potencial de membrana (ou potencial transmembrana ou diferença de potencial transmembrana ou gradiente de potencial transmembrana) é a diferença de voltagem elétrica através da membrana plasmática de uma célula. A membrana plasmática envolve a célula proporcionando um meio ambiente estável para os processos biológicos. Os pontenciais de membrana são causados pela ação dos transportadores de íons embebidos na membrana, que mantêm concentrações iônicas viáveis dentro da célula. O termo "potencial de membrana" é às vezes usado de forma similar a potencial de célula, mas na verdade é aplicável a qualquer bicamada lipídica ou membrana.

O potencial de membrana da maioria das células permanece relativamente estável. Diferente da maioria das células, os neurônios são especializados para usar mudanças no potencial de membrana para comunicação rápida, principalmente com outros neurônios. Quando um neurônio "dispara", o potencial de ação viaja ao longo do axônio até as sinapses: a magnitude do potencial de membrana axonal varia dinamicamente ao longo de seu comprimento. Atingindo uma sinapse química, um neurotransmisssor é liberado causando uma mudança localizada no potencial de membrana do neurônio-alvo, através da abertura de canais iônicos em sua membrana.

POTENCIAL DE AÇÃO

Potenciais de ação são uma característica essencial à vida animal, levando rapidamente informação entre e através dos tecidos. Também podem ocorrer em algumas plantas. Potenciais de ação podem ser criados por muitos tipos de células, mas são mais freqüentes no sistema nervoso para comunicação entre neurônios e transmissão de informação dos neurônios para outros tecidos corpóreos como músculos e glândulas.

Potenciais de ação não são iguais em todos os tipos de células e podem variar suas propriedades em regiões diferentes da mesma célula. Por exemplo, potenciais de ação cardíacos são significativamente diferentes dos potenciais de ação na maioria dos neurônios.

Em fisiologia , um potencial de acção é um evento de curta duração em que a eléctrica potencial de membrana de uma célularapidamente sobe e desce, seguindo uma trajectória consistente. Os potenciais de acção ocorre em vários tipos de células animais , chamado células excitáveis , incluindo os neurónios , as células musculares , e endócrinas células, bem como em algumas células vegetais . Em neurónios, que desempenham um papel central na célula-célula de comunicação. Em outros tipos de células, a sua principal função é ativar os processos intracelulares. Nas células do músculo, por exemplo, um potencial de acção é o primeiro passo na cadeia de eventos que levam à contracção. Em células beta do pâncreas , que provocam liberação de insulina . [ 1 ] Os potenciais de ação nos neurônios são também conhecidos como "impulsos nervosos" ou "picos", ea seqüência temporal dos potenciais de ação gerados por um neurônio é chamado de "trem de pulsos ".

Função

Quase todas as células de animais, plantas e fungos funcionar como baterias, no sentido de que eles mantenham uma diferença de tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com